Likutey Moharan/Parte 1/Torá 75

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 75


Seção 1

“Yevarekheinu Elohim (que Deus nos abençoe); e que o temor dEle [chegue] a todos os confins da terra ”. Onde existe a característica de NiTZaChon (ter que vencer sempre), [existe] também conflito e contenda. Qual é a origem desse traço? Vem do sangue com o qual ainda não servimos a Deus, como está escrito, "e seu NiTZCham (força vital) respingado", que Rashi explica como "sangue".

Seção 2

2. O Santo, bendito seja Ele, não encontrou nenhum recipiente adequado para conter a bênção de Israel, exceto a paz. Onde há conflito, há um aspecto do pacificador, que corresponde ao surgimento de mayin nukvin. Por exemplo, quando uma pessoa tem uma pergunta difícil - esse é o aspecto do conflito. A resposta é o aspecto do pacificador, que está gerando mayin nukvin. Ocasionalmente, a paz cria paz em outro lugar, o que está elevando mayin nukvin para outro lugar.

Seção 3

3. A Torá e a oração também são a elevação de mayin nukvin, que é paz, como está escrito: "Ele criará uma expressão dos lábios, paz." E [este é] “Quem faz a paz e tudo cria”, uma vez que na época da Criação os mundos caíam abaixo. Os mundos correspondem a letras, que foram espalhadas em muitas faíscas. Mas elevar o mayin nukvin da Torá e a oração combina as faíscas e, por meio disso, um mundo é feito. Esta é: “Estabelecerei paz na terra” - as fagulhas sobem da natureza para fazer a paz. E isto é: “e declarar a Sião: Tu és ami (Meu povo)” - não leia ami, mas imi (“Comigo”), como Meu parceiro. Ele também é como aquele que cria o céu e a terra com suas palavras, conforme explicado acima.

Seção 4

4. Este aspecto [de refinar as faíscas] acontece todos os dias até a vinda de Mashiach, até “E naquele dia Seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras”, que é o aspecto dos pés. A Torá e a oração são, da mesma forma, o aspecto de ficar em pé. Torá - como está escrito: "Mas quanto a você, fique aqui comigo;" “E eles pararam ao pé da montanha.” Oração - “Pinchas se levantou e orou”. Este é o aspecto dos pés. Os pés da Torá e da oração trazem mais perto o aspecto de "E ... Seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras", como está escrito, "A justiça irá adiante Dele." “Justiça” refere-se à Torá e oração, como está escrito, “você deveria estar falando justiça”. Esta é a explicação de: O que uma criança diz no ShuK (mercado) [expressa as opiniões] de seu pai ou mãe. Isso ocorre porque as palavras da Torá e oração criam o aspecto do ShoKin (coxas) e pés. “Pela palavra de Deus os céus foram feitos . ” Portanto, existem centelhas sagradas que caem em todas as coisas, na comida, na bebida e nas roupas. As faíscas são o prazer derivado da comida ou bebida. As faíscas também são letras. Antes que alguém os expresse em palavras, eles são o aspecto do sangue, que corresponde à alma, como está escrito: "Para a alma de qualquer ser vivo - seu sangue é um com sua alma." Quando é expresso como fala, é o aspecto de "minha alma saiu quando ele falou". Antes, é o aspecto de “TZoLeA (mancar) no quadril.” Então, quando expressos como fala, eles são o aspecto de "[O Senhor Deus] construiu a TZeLA (costela)." Como essas faíscas, antes de serem faladas, carecem de combinação, elas são o aspecto de estilhaços e contendas, com cada faísca se levantando contra a outra. Mas quando ele os expressa como palavras, eles são combinados e são o aspecto da paz. Vemos a partir disso que se deve empregar as faíscas acima mencionadas para falar palavras da Torá e oração e não para qualquer outra coisa. Esta é a explicação do ensino talmúdico: Levi falou acusadoramente do Céu e tornou-se coxo. Isso corresponde a "mancar sobre o quadril" - por causa de ele expressar as faíscas como outra coisa que ele permanece no aspecto de "mancar no quadril".

Seção 5

5. E uma pessoa deve falar palavras da Torá ou oração até que o corpo seja negado e anulado. Esta é a explicação do versículo “e eles se tornam uma carne” - o corpo deve se tornar um com a palavra a ponto de ser negada. Como ele consegue isso? Por medo. Para nossos Sábios, de abençoada memória, ensinaram: O corpo é poderoso, [ainda] o medo o destrói. E “pavor” é o aspecto do “Pavor de Yitzchak” - ou seja, medo.

Seção 6

6. Esta é também a explicação do versículo [de abertura]: {“Que Deus nos abençoe; e que o temor dele [seja] sobre todos os æphsei (confins) da terra. ”} Que Deus nos abençoe; e deixe o temor dEle - isto é, quando a bênção está no aspecto do medo, todos os ÆPhSei da terra - todos os terrenos se tornarão EPheS (anulados). É assim que está escrito, "e eles se tornam uma só carne".

Seção 7

7. Torá e oração têm duas facetas, pensamento e clamor, que correspondem a Moshe e David. Gritar é o aspecto de “A sabedoria clama alto nas ruas” (Provérbios 1:20). O pensamento é o aspecto de “arredondar suas coxas” (Cântico dos Cânticos 7: 2). De Moshe está escrito (Êxodo 8: 8), “Moshe clamou”; e está escrito (Deuteronômio 31: 1), “[Moshe] foi e falou” - ou seja, ele reunia congregações em lugares públicos. Este é o aspecto de “A sabedoria clama alto nas ruas”. E de Davi está escrito (Salmos 68:27), "Bendito seja Deus nas assembléias", que também é "A sabedoria clama nas ruas".

Seção 8

8. {Nesta lição, também, a linguagem não é precisa ou ordenada. Muito também está faltando. Aquilo que Deus me capacitou a compreender dessas palavras, me senti obrigado a reescrever em uma segunda versão, como segue:} “Yevarekheinu Elohim (que Deus nos abençoe); e que o temor dEle [chegue] a todos os confins da terra ”. (Salmos 67: 8) Onde existe a característica de NiTZaChon (ter que vencer sempre), [existe] também conflito e contenda. Essa característica vem do sangue com o qual a pessoa ainda não serviu a Deus. Isso ocorre porque NiTZaChon deriva principalmente do sangue, como está escrito (Isaías 63: 3), "e seu NiTZCham (força vital) espirrou", que Rashi explica como "sangue".

Seção 9

9. Cada pessoa deve eliminar a necessidade de sempre vencer e discutir e buscar a paz. Pois o Santo, bendito seja Ele, não encontrou nenhum vaso adequado para conter a bênção [de Israel] além da paz (Uktzin 3:12). Essa paz é alcançada pela recitação de muitas palavras da Torá e orações. Quando existe conflito, a pacificação é necessária. A pessoa que faz as pazes está no aspecto de criar mayin nukvin. Qualquer dúvida difícil que se tenha é o aspecto de maChLoKet (conflito), porque seu coração é ChaLuK (dividido) e ele não consegue entender o assunto. Parece-lhe que as coisas são contraditórias, como se fossem ChoLKin (argumentando). Mas a resposta é o aspecto da paz, pois por meio da resolução ele faz a paz entre as coisas que parecem divididas e contraditórias. Esta é a criação de mayin nukvin. {No cerne do aspecto da criação de mayin nukvin está o anseio e o amor que um desperta pelo outro. Por exemplo, quando alguém anseia por Deus ou viajar para um verdadeiro tzaddik, é o aspecto de criar mayin nukvin. Por meio disso, ele se torna preso e apegado a Deus e Seus tzaddikim. Assim, este pacificador, que instila o coração de cada um com amor pelo outro e os aproxima, fazendo as pazes entre eles - este é o aspecto de criar mayin nukvin.} Ocasionalmente, essa paz cria paz em outro lugar, que é o aspecto de elevar mayin nukvin para outro lugar.

Seção 10

10. Todas as palavras da Torá e oração que falamos são o aspecto de levantar mayin nukvin, como é conhecido. [Tal discurso] corresponde à paz, como está escrito (Isaías 57:19), “Ele criará uma expressão para f os lábios, paz. ” Esta é a retificação primária da criação, como está escrito (liturgia matinal): "Quem faz a paz e cria tudo." Pois na época da Criação os mundos caíram abaixo {por causa da Quebra dos Vasos, como é conhecido}. Os mundos correspondem a letras. Eles foram espalhados em muitas fagulhas. Mas elevar o mayin nukvin da Torá e a oração combina as centelhas e as letras, e por meio disso um mundo é feito. E este é o aspecto da paz. Antes que alguém restaure essas centelhas e letras nas palavras da Torá e oração, elas carecem de combinação e conexão. Eles são o aspecto de fragmentos e conflitos, com cada faísca subindo contra a outra. Mas quando ele os insere na linguagem sagrada, ele os combina e os conecta - sendo este o aspecto da paz. Pois falar as palavras sagradas da Torá e oração aumenta o mayin nukvin, que faz a paz, como explicado acima. Isso retifica e renova todos os mundos decaídos, e é considerado como se ele os tivesse criado novamente. É assim que nossos Sábios, de bendita memória, ensinaram: “e declarar a Sião: Vós sois ami (Meu povo)” (Isaías 51:16) - não leia ami, mas imi (“Comigo”), como Meu parceiro. Assim como Eu faço o céu e a terra através da Minha palavra, você também o faz (Zohar, Introdução, p.4b-5a). Ele realmente cria o céu e a terra com palavras da Torá e oração, pois ele continuamente renova e retifica os mundos decaídos, como explicado acima. Este também é o significado de “Estabelecerei paz na terra” (Levítico 26: 6) - pois as centelhas sobem da terra para fazer a paz, sendo esta a retificação primária da criação, conforme explicado acima. Portanto, deve-se falar apenas palavras sagradas e não outras, a fim de elevar as faíscas acima mencionadas e retificar todos os mundos.

Seção 11

11. Em essência, a criação veio por meio da fala, como está escrito (Salmos 33: 6), “Pela palavra de Deus os céus foram feitos”. Mas como resultado da Quebra, faíscas caíram em todas as coisas, na comida, na bebida, nas roupas e em todos os prazeres do mundo. O prazer derivado de comer, beber e coisas semelhantes vem das faíscas que caíram ali. Essas faíscas também são letras, conforme explicado acima. Antes que alguém os expresse em palavras, eles são o aspecto do sangue, que corresponde à alma, como está escrito (Levítico 17:14), “Pois a alma de qualquer ser vivo - seu sangue é um com sua alma.” E uma vez que ele os expressa em palavras, é o aspecto de “minha alma saiu quando ele falou” (Cântico dos Cânticos 5: 6). Ele, assim, eleva as centelhas e as une, fazendo as pazes entre elas. É como dissemos acima, que ter que sempre vencer e argumentar vem do sangue com o qual a pessoa ainda não serviu a Deus. Pois a necessidade de sempre vencer e argumentar vem principalmente das mencionadas faíscas caídas, antes que ele as combine e as retifique. Eles estão então em um aspecto de conflito e, portanto, correspondem ao sangue, conforme explicado acima. Uma pessoa deve, portanto, servir a Deus com cada gota de sangue dentro dela. Ele deve recitar muito a Torá e orações até que todo o seu sangue se transforme em palavras de Torá e orações. A razão para isso é que as palavras vêm da alma, o que corresponde ao sangue. Consequentemente, ele elimina qualquer necessidade de sempre vencer e argumentar engendrado pelas faíscas caídas, que são o aspecto do sangue com o qual ele ainda tem que servir a Deus, como explicado acima.

Seção 12

12. Este aspecto do refinamento das faíscas acontece todos os dias até a vinda de Mashiach, até que "E naquele dia Seus pés estarão sobre o Monte das Oliveiras" (Zacarias 14: 4) será cumprido (conforme trazido nos escritos de o Ari, de abençoada memória). A retificação das faíscas ocorre principalmente no aspecto dos pés {conforme explicado em outro lugar}. Isso ocorre porque a Torá e a oração são o aspecto de ficar em pé, que corresponde aos pés. Torá - como está escrito (Deuteronômio 5:28), “Mas quanto a você, fique aqui comigo”; e está escrito (Êxodo 19:17), “e eles pararam ao pé da montanha”. Oração - como está escrito (Salmos 106: 30), "Pinchas se levantou e orou." Este é o significado de “A justiça irá adiante dele” (ibid. 85:14). "Justiça" alude ao discurso da Torá e oração, como está escrito (ibid. 58: 2), "você deveria estar falando retidão." Isso corrige os pés, como em "A justiça irá adiante dele." E por meio disso merece o aspecto de “E naquele dia Seus pés permanecerão ...” {Isto é: O que uma criança diz no mercado [expressa os pontos de vista] de seu pai ou mãe (Sucá 56b). Veja acima. Eu não entendo nada disso.} Antes da retificação - isto é, antes de alguém expressar as faíscas como palavras de santidade - elas correspondem a “mancar no quadril” (Gênesis 32:32), que é uma mancha nos pés. Depois, quando ele as expressa como fala e constrói palavras de santidade a partir delas, este é o aspecto de “[O Senhor Deus] construiu a TZeLA (costela)” (ibid. 2:22) - que retifica o aspecto de “TZoLeA sobre seu quadril. " É como em: Levi falou acusadoramente do Céu e tornou-se coxo ( Taanit 25a). Corresponde a "mancar no quadril". Ele causou mancha por meio da palavra, e assim se tornou coxo; ele permaneceu “mancando no quadril”, o que é um defeito da fala, conforme explicado acima.

Seção 13

13. Uma pessoa deve falar palavras de Torá e oração até que negue e anule o corpo. Isso é como em “e eles se tornaram uma carne” (Gênesis 2:24) - o corpo deve se tornar um com a palavra. {Este é o aspecto de ChaVaH, como está escrito (Salmos 19: 3), "e noite após noite vós (fala) conhecimento", como foi explicado em outro lugar. Ela é a tzela mencionada, o aspecto de "[Deus] construiu a costela", a respeito do qual é dito: "e eles se tornam uma só carne."} Em outras palavras, o corpo deve ser completamente negado por meio de palavras da Torá e oração, como se fosse anulada e inexistente. A maneira de alcançar essa negação absoluta do corpo é por meio do medo. Como nossos Sábios, de abençoada memória, ensinaram: O corpo é poderoso, [mas] o medo o destrói (Bava Batra 10a). E “pavor” é o aspecto do “pavor de Yitzchak” (Gênesis 31:42) - isto é, medo.

Seção 14

14. E esta é a explicação do versículo [de abertura]: {“Que Deus nos abençoe; e que o temor dele [seja] sobre todos os æphsei (confins) da terra. ”} Que Deus nos abençoe - Isso alude à paz, pois "o Santo, bendito seja Ele, não encontrou nenhum vaso adequado para conter a bênção [de Israel] além da paz." e deixe o temor Dele - Isso é medo; as palavras da Torá e oração através das quais o corpo é completamente negado. E isso é: todo o ÆPhSei da terra— Ou seja, toda a natureza se torna EPheS (anulada) e inexistente, uma vez que é totalmente negada, como explicado. Somos então recompensados ​​com bênçãos, o aspecto da paz, como em “Que Deus nos abençoe”, conforme explicado acima. {A Torá e a oração têm duas facetas, pensamento e grito, etc. Isso também eu não entendi de forma alguma.}