Likutey Moharan/Parte 1/Torá 78

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 78


Seção 1

“Vayitein Oz LeMalko (Que Ele Conceda Poder ao Seu Rei), e erga o chifre do Seu ungido.” (1 Samuel 2:10) Veja, este [versículo] contém os conceitos de Mashiach, ruach hakodesh, a unificação do Santo Abençoado e Sua Shekhinah (Presença Divina) e ressurreição. A razão inicial para a criação foi para revelar Seu atributo de Malkhut (Reinado). No entanto, a iluminação de & lt; do Abençoado & gt; A luz era tão grande que nada poderia conter & lt; ela & gt ;. Assim, foi necessário contraí-lo dentro dos mundos, & lt; nível após nível, até este mundo de corporeidade & gt ;. Este é o significado de “Seu reino é um malkhut para todos os OLaMim (idades)” (Salmos 145: 13) - ou seja, que o atributo de Malkhut & lt; tinha que ser & gt; vestidos com OLaMot (mundos) para que possamos recebê-lo & lt; isso & gt ;. Ainda assim, não havia ninguém para aceitar o jugo de Seu Reinado. As almas do povo judeu, portanto, & lt; saíram & gt ;, para que pudessem aceitar sobre si o jugo de Seu Malkhut, porque não há rei a menos que haja súditos. De onde & lt; did & gt; as almas judias emergem? Eles [vieram] do Mundo da Fala. Isso é "minha alma saiu quando ele falou" (Cântico dos Cânticos 5: 6) - ou seja, as almas do povo judeu emergem do Mundo da Fala. E a fala é o aspecto de Malkhut, como Eliyahu ensinou: “Malkhut é a boca” (Tikkuney Zohar, Introdução, p.17a). [Fala] também é o SheKhiNah, que ShoKheiN (mora) com eles continuamente & lt; mesmo no exílio & gt ;, como está escrito (Levítico 16:16), "que mora com eles no meio de sua impureza." Este é o aspecto de “mãe de filhos” (Salmos 113: 9). Assim como uma mãe sempre fica com seu & lt; filho & gt; e nunca se esquece & lt; dele & gt ;, então o poder da fala, que é a Shekhinah, está & lt; para sempre com eles & gt ;. Este é o significado de “sempre que falo dele, certamente me lembro dele [mais]” (Jeremias 31:19). É como dissemos: a fala constantemente lembra-se dele e vai com ele até um lugar sujo.

Seção 2

2. Este é o exílio da Shekhinah - que o poder da palavra, que é a Shekhinah, está no exílio e emudeceu, como está escrito (Salmos 39: 3), "Fiquei mudo com o silêncio." Este é o significado de "Você realmente ficou mudo quando deveria estar falando justiça?" (ibid. 58: 2). Justiça é Malkhut de Santidade (Tikkuney Zohar, Introdução, p.17b), como é conhecido. E Malkhut, como explicado acima, é fala. Quando está no exílio, fica mudo. {“Leve palavras com você a nd voltar para Deus ”(Oséias 14: 3).} & lt; Dito de forma diferente, & gt; ele deve efetuar a retificação pelos próprios meios pelos quais ele causou a mácula - a saber, palavras de confissão, como afirma a Escritura: "Leve palavras com você." Ele deve confessar constantemente, com sinceridade, “na presença de Deus” (Lamentações 2:19), e assim “voltar para Deus”. Qualquer que seja o discurso que ele manchou, retornará à sua fonte. Este é o conceito da unificação do Santo Abençoado e Sua Shekhinah, pois ele une a fala, que corresponde à Shekhinah, com Deus. Isso também é afirmado pelo versículo (Isaías 40: 5): “Então a glória de Deus se revelará, e toda a carne juntamente a verá; pois a boca de Deus falou. ” Ou seja, quando ele une a palavra com Deus - que é a unificação do Santo Abençoado e Sua Shekhinah - então "a glória de Deus será revelada". “A glória & lt; de Deus & gt;” é a Shekhinah, & lt; conforme explicado em outro lugar & gt ;. & lt; Isso é para que a iluminação da Divine persona Malkhut seja revelada. & gt; Atualmente, Sua Luz está diminuída e Seu poder enfraquecido, como está escrito no Santo Zohar: A Shekhinah grita, “Sustenta-me com iguarias ... pois estou doente de amor” (Cântico dos Cânticos 2: 5). Isso se refere ao Seu amor por Israel: Eu habito com eles, mesmo no meio de sua impureza. Esta é a Shekhinah no exílio. Mas & lt; quando um & gt; une a fala - que corresponde a Malkhut e a Shekhinah - com Deus, a Luz da persona Divina Malkhut é revelada e intensificada. Este é o significado de “À luz do semblante do Rei há vida” (Provérbios 16:15). Isto é, & lt; retificando a Luz de & gt; o Divine persona Malkhut ele pode viver, porque ele tira vida do atributo de Malkhut, que é sua fonte, como explicado acima.

Seção 3

3. Este também é o conceito de ruach hakodesh (espírito santo). A vida humana depende da capacidade de respirar. O que está respirando? É expirar e inspirar ar (ruach), como em “Os seres viventes correram e voltaram” (Ezequiel 1:14). Portanto, quando uma pessoa está apegada ao Malkhut da Santidade e fala palavras da Torá ou oração, ela exala e inala o ruach (ar) da santidade. Este é o significado de “Eu colocarei um novo espírito em você” (ibid. 36:26) - ou seja, em seu interior. Quando uma pessoa respira um sopro de santidade, então “Eu colocarei um novo ruach (espírito)” - a saber, ruach hakodesh. E este é o significado de "e o espírito de Deus pairando sobre a superfície da água" (Gênesis 1: 2). É quando se estuda Torá, pois a água conota Torá, como é conhecido. Então, “o ruach de Deus”, que é ruach hakodesh, está “pairando” e se estendendo sobre ele, e ele atrai o ruach (fôlego) da vida. Pois sem a Torá é impossível viver, como está escrito: “Se não fosse pelos lóbulos dos pulmões que abanam o coração, o coração consumiria o corpo inteiro” (Tikkuney Zohar # 13, p.28a). Os pulmões estão associados à água (Zohar III, Raaya Mehemna, p.218b), e água conota a Torá. Quando o coração de um judeu arde por Deus, esta [paixão ardente] pode consumi-lo completamente. Mas & lt; quando ele está envolto & gt; nas cartas da Torá ou oração, eles o protegem e salvam. O reverso, Deus me livre, é da mesma forma. Quando uma pessoa arde de desejo pelas tentações deste mundo, isso também consumirá todo o seu corpo & lt; não fosse que ela extraia vida e sustento do Outro Lado & gt ;. Mas depois, & lt; se ele se ocupa com a Torá, oração e mitzvot, eles protegem e salvam & gt; dele. Ele pode então viver, porque ele tira ruach (respiração) da vida, que é ruach hakodesh, do atributo de Malkhut, sua fonte. Esta é a razão pela qual os ímpios são considerados mortos mesmo em vida (Berakhot 18b). Eles foram separados da corda da santidade. De onde eles vão adquirir vida? Em vez disso, eles atraem um espírito de tolice, porque estão apegados a “um rei velho e insensato” (Eclesiastes 4:13). & lt; Para & gt; uma pessoa não peca a menos que um ruach da tolice entre nela (Sotah 3a). Ao passo que se for o contrário, ruach hakodesh entra nele. Ruach hakodesh é o aspecto de Malkhut, como afirma a Escritura: “Ester vestiu malkhut (realeza)” (Ester 5: 1) - e nossos Sábios, de abençoada memória, expuseram: ela vestiu ruach hakodesh (Meguilá 15a).

Seção 4

4. Este também é o conceito de ressurreição dos mortos. Como Rashi comenta o versículo "então o espírito de Yaakov tornou-se vivo" (Gênesis 45:27) - ruach hakodesh se estabeleceu sobre ele.

Seção 5

5. É também o conceito de Mashiach, sobre o qual está escrito (Isaías 11: 3), “ele não julgará depois de ver seus olhos ...”, mas inteiramente por meio de ruach hakodesh. Pois a persona Divina Malkhut será aperfeiçoada então, e o atributo de Malkhut & lt; será & gt; inteiramente recolhido em sua fonte. “O malkhut (reino) será então de Deus” (Obadias 1:21), “e Deus será Rei sobre toda a terra” (Zacarias 14: 9). Seremos capazes de perceber nosso Criador em um nível superior a todos os mundos, sem qualquer vestimenta, imagem ou representação visual. Este é o significado de "Para Deus ... é um grande Melekh sobre toda a terra ”(Salmos 47: 3). Quando o atributo de Malkhut se torna grande e Sua Luz ascende por termos retificado nossos atos, seremos então capazes de perceber nosso Criador "acima de tudo" - isto é, em um nível mais alto do que todos os mundos - e não como fazemos agora, uma vez que no presente Ele está envolvido nos mundos, como explicado acima.

Seção 6

6. Este é o significado de [o versículo inicial]: {“Que Ele conceda poder l’malko (a Seu rei) e erga o chifre de meshicho (Seu ungido).”} “Que Ele conceda o poder l'MaLKo”, ou seja, quando ele fornece o atributo de MaLKhut com poder e iluminação, então ele “levanta o chifre de MeShICho”. & lt; Esta é a conotação de “Ele MaSIaCh (gera a fala no) mudo” (Liturgia matinal do Shabat) - ou seja, que cada pessoa deve retificar seu aspecto pessoal da fala. & gt; Deve-se subir muito gradualmente de nível a nível, até que a iluminação da persona Divina Malkhut & lt; seja retificada & gt; inteiramente - sendo este o aspecto de & lt; discurso & gt ;, conforme explicado acima.

Seção 7

7. {Estas palavras também estão ordenadas incorretamente e também incompletas. Parece que eles se destinam a ensinar o valor da palavra sagrada. A palavra sagrada é o conceito de Shekhinah, o “ruach de Mashiach”, ruach hakodesh, a ressurreição dos mortos e a unificação do Abençoado Santo e Sua Shekhinah. Tudo isso é esclarecido na lição acima, no entanto, as coisas estão arranjadas de maneira inadequada e as palavras estão incorretas. Mesmo assim, o astuto reconhecerá que [os conceitos] estão todos aqui, e aqueles com sabedoria [saberão] corrigi-los.

Seção 8

8. Esta lição também esclarece que o poder da fala acompanha a pessoa até mesmo em lugares sujos, como uma mãe que acompanha seu filho aonde quer que ele vá. É por isso que a fala é chamada de “mãe de filhos”. E este é o significado de “sempre que falo Dele, certamente me lembro mais Dele”. Não importa em que nível a pessoa está afundada, Deus me livre - mesmo o nível espiritual mais baixo, mesmo em lugares de sujeira - por meio da palavra, ela ainda pode se lembrar de Deus. Independentemente de sua situação, se ele fizer todos os esforços para, pelo menos, falar palavras sagradas da Torá e oração e [se envolver] em uma conversa pessoal com Deus, ele será capaz de se lembrar de Deus, mesmo lá nos lugares humildes, que são os lugares de sujeira. Não importa a que nível ele tenha caído, o poder da fala nunca o deixará se esquecer de Deus, como em “Sempre que falo dele, ainda me lembro dele com carinho”. Enquanto ele tiver dentro de si as palavras de Deus, palavras sagradas, essas palavras o impedem de esquecê-lo. O poder da palavra repetidamente o lembra de se fortalecer em Deus no lugar em que está. Compreenda bem esta questão do tremendo poder da palavra. Este é um conselho maravilhoso e incrível para quem realmente deseja se salvar da destruição, Deus me livre.

Seção 9

9. Também esclarecido por isso é o grande valor de aplicar-se à sagrada Torá, que é a essência da vida de uma pessoa. Isso ocorre porque "Se não fosse pelos lóbulos dos pulmões que ventilam o coração, o coração consumiria o corpo inteiro." Os pulmões são o aspecto da Torá, conforme explicado acima. Ou seja, uma pessoa tem duas conflagrações queimando dentro dela. Um é positivo, o outro não; e nenhum é benéfico. Pois há momentos em que o coração de um judeu arde muito intensamente por Deus, como uma conflagração ardente, mas é excessivo e pode consumi-lo completamente. Embora sua paixão ardente seja por Deus, por ser em excesso, não é benéfico. É impossível resfriar e reduzir essa chama, de modo que esteja dentro da medida, exceto por meio da Torá. Quando ele se aplica à Torá, ela o protege e salva, para que ele consiga reduzir essa paixão ardente ao seu nível adequado. O reverso, Deus me livre, é da mesma forma. Há ocasiões em que uma pessoa arde de tanto desejo pelas tentações deste mundo, que isso também pode consumir todo o seu corpo, Deus o livre. Mas quando ele estuda Torá, ela o protege e o salva até mesmo da chama deste fogo maligno do desejo que o consumiria completamente, Deus o livre. Vemos disso que sem a Torá, Deus me livre, uma pessoa não poderia existir. Ele seria consumido e anulado pelas múltiplas conflagrações que possui - ou em excesso à direita ou à esquerda, Deus me livre. Este é o significado de “Se não fosse pelos lóbulos dos pulmões”, que é a Torá “abanando o coração, [o coração] consumiria o corpo inteiro” por meio dos dois tipos de incêndios mencionados acima. A Torá sozinha salva alguém disso. Entenda como aplicar essas coisas na prática.}