Likutey Moharan/Parte 2/Torá 10

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 10


Seção 1

A única razão pela qual as pessoas estão distantes de Deus e não se achegam a Ele é que carecem de yishuv ha-daat e não conseguem estabelecer sua mente. É essencial que a pessoa se esforce para refletir sobre o propósito de todos os desejos e distrações deste mundo. Isso inclui os desejos que estão ligados ao corpo e também os desejos não físicos, como [por] honra. Então ele certamente retornará para Deus.

Seção 2

2. Mas saiba! depressão torna impossível dirigir a mente da maneira que se deseja. Portanto, é difícil para uma pessoa atingir yishuv ha-daat. Somente a alegria o capacita a dirigir a mente como lhe agrada e obter yishuv ha-daat. Isso ocorre porque a alegria é o reino da liberdade, como em “Porque pela alegria vocês sairão” (Isaías 55:12). Pela alegria, a pessoa se torna livre e sai do exílio. Portanto, ao ligar a mente à alegria, a mente e a data de uma pessoa ficam então livres e ela não está conceitualmente no exílio. Como resultado, ele pode dirigir sua mente como quiser e alcançar yishuv ha-daat, uma vez que sua mente está livre e não está no exílio. Pois o exílio perturba a mente, como nossos Sábios, de bendita memória, ensinaram a respeito dos amonitas e moabitas. Suas mentes estavam firmes porque eles nunca foram exilados, como se afirma (Jeremias 48:11): “Moabe tem estado bem desde a sua juventude ... e nunca foi para o exílio. Portanto, seu sabor fino permaneceu ... ”(Meguilá 12b).

Seção 3

3. A maneira como uma pessoa alcança a alegria é encontrar em si mesma pelo menos algum ponto bom, como na explicação do versículo “Com o pouco que me resta cantarei a Deus” (Salmos 146: 2; Likutey Moharan I, 282 ) Veja lá. Não importa o que aconteça, uma pessoa pode se alegrar por ter o privilégio de ser da semente de Israel - “por não me ter feito gentio” - e como dizemos: “Bendito é o nosso Deus, que nos criou para sua glória, nos separou ... e nos deu a Torá da verdade ... ” É apropriado que ele esteja feliz com tudo isso e coisas semelhantes, a fim de alegrar sua mente. Este é o significado de “de uma mente jovial” (Shabat 77b), o que é ótimo. Refere-se à alegria que o une à sua mente e à sua mente, de modo que, com a mente liberta, ele atinge yishuv ha-daat. E também no alto, uma grande unificação é feita por ele ser "de uma mente jovial".