Likutey Moharan/Parte 2/Torá 16

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 16


Seção 1

Eles perguntaram: Por que quando uma pessoa busca sustento, o Céu não o fornece imediatamente, mas apenas por meio de causas? Cada pessoa recebe de acordo com sua causa. Uma pessoa deve plantar grãos, arar e colher, etc; outro tem que viajar para outro lugar para encontrar o sustento de que precisa, ou por meio de algo semelhante. Por que não é dado a ele imediatamente, assim que ele pede seu sustento? A resposta é: saiba! Israel tem que obter todo o seu sustento por meio do Rei, como está escrito sobre o rei (Daniel 4: 17-19), “A árvore que viste, que cresceu e se tornou forte… havia sustento para todos nela…. É você, ó rei. ” E a realeza é um produto principalmente da humildade, como em "e antes da honra, humildade" (Provérbios 15:33) - qualquer glória e proeminência que um monarca possua deve-se especificamente à humildade. Pois assim é a realeza: a cada vez, a humildade deve necessariamente preceder sua glória e grandeza. Isso é análogo ao que acontece todos os dias quando [um rei] sai da cama. Ele ainda está em um estado de constrição, vestido com roupas simples, e seu rosto também não está revigorado e brilhante até que ele se lave. Mas depois, ele se arruma e se veste com roupas distintas, irradiando sua dignidade como é o costume de um rei. É assim que nossos Sábios, de abençoada memória, ensinaram: Qual é a razão pela qual o reinado de Shaul não durou? Era porque ele não tinha culpa. Pois não designamos um líder para a comunidade, a menos que ele tenha uma formação diversificada; se ele se tornar arrogante, podemos dizer a ele: "Vire-se para o que está atrás de você" (Yoma 22b). Isso ocorre porque a realeza é principalmente um produto da humildade e quanto maior a humildade do rei, mais se estende seu governo.

Seção 2

2. E quando o sustento é obtido por meio do Rei, ele passa por refinamentos. Grãos, por exemplo. Os animais comem muito. Então é refinado ainda mais, e os não-judeus comerão. Finalmente, mais refinamento o torna [adequado] para os judeus. Também no ato de comer há refinamentos. No final das contas, [os grãos] são refinados e transformados em “belas palavras” - ou seja, as bênçãos que damos sobre eles, antes e depois, e as orações que recitamos e as devoções que realizamos com a energia adquirida ao comer. Este é o conceito de “De Asher - seu pão será rico e ele fornecerá iguarias reais. Naftali é uma corça solta, que produz belas palavras ”(Gênesis 49: 20-21). “Seu pão será rico” - isso se refere ao sustento, que é o conceito de “iguarias reais”, visto que é recebido por meio do rei. Portanto, imediatamente após isso está escrito: "Naftali ... que produz belas palavras" - refere-se às "belas palavras" de bênçãos, orações e semelhantes, que são feitas dos refinamentos das "iguarias reais". E esses refinamentos são o conceito de incenso, como se sabe, pois o incenso é o conceito de refinamento. Agora, dessas “belas palavras” produzidas pelas “iguarias reais” é feita uma coroa para o rei. Também é possível ver esta coroa. Este é o conceito de "Ó donzelas de Sião, ide e contemplai o Rei Shlomo, sobre a coroa com a qual sua mãe o coroou no dia de seu casamento, o dia de regozijo de seu coração" (Cântico dos Cânticos 3:11) - em outro palavras, para ver a coroa do Rei feita no dia do seu casamento. Pois o vínculo que une as “belas palavras” com o Rei é o conceito de um casamento, como em “aquele que fala com benevolência tem o rei por companheiro” (Provérbios 22:11). Fala cortês - a saber, as "belas palavras" - e o Rei se unem como companheiros, ou seja, "no dia de seu casamento". E este é o significado de "o dia de alegria de seu coração." Este é o conceito de incenso, como em “O óleo e o incenso alegram o coração” (Provérbios 27: 9). Pois os refinamentos de que são feitas as “belas palavras”, das quais é feita a coroa, é o conceito de incenso. Este é o significado de “com que sua mãe o coroou” - isso alude a Chavah, que era “a mãe de todos os seres vivos” (Gênesis 3:20). ChaVaH é um acrônimo para Hameatreikhi Chesed V’rachamim (“Que te coroa com bondade e misericórdia”) (Salmos 103: 4). Isso se refere à mencionada coroa, que é feita por meio de “Quem te satisfaz com finas iguarias” (ibid.: 5) - em outras palavras, o conceito de “iguarias reais”, como mencionado acima. (O ponto crucial disso está faltando.)

Seção 3

3. A regra é: Deve-se ver o Rei no aspecto de "Seus olhos verão o rei em sua formosura" (Isaías 33:17) - isto é, quando Ele está "em sua formosura" e grandeza, e não em um tempo de constrição. Assim, se eles dessem a uma pessoa seu sustento imediatamente, como pão pronto, isso poderia resultar em ele ver o rei em um momento de constrição, como quando [um rei] se humilha e pensa em si mesmo como tendo um fundo xadrez e semelhantes, como mencionado acima. Mas agora que o sustento é fornecido por meio de causas, segue-se que chega em momentos específicos. Para cada causa necessariamente tem seu tempo específico, até que o sustento chegue para ele. Portanto, não acontecerá de ele ver o Rei em sua constrição, mas apenas “em sua beleza”, porque eles não lhe dão o sustento imediatamente, mas em um momento específico, para que ele O veja apenas em Sua beleza, como em “O rei em sua beleza ...” Pois, através da subsistência, vê-se o Rei adornado com uma coroa, como mencionado acima. Este mistério é sugerido no versículo: "Os olhos de todos olham para Você com esperança, e Você lhes dá comida a seu tempo. Você abre a sua mão [e satisfaz o desejo de todos os viventes] ”(Salmos 145: 15-16). “Os olhos de todos ...” - esta é a pergunta acima mencionada. Em outras palavras, "Os olhos de todos olham para Você com esperança e Você lhes dá comida na hora certa" - ou seja, eles pedem sustento e eu t não é dado imediatamente, apenas “em seu tempo”, conforme mencionado acima. E a resposta é: “Você abre Sua mão e satisfaz o desejo de todos os seres vivos.” (Mas ele não concluiu.)