Likutey Moharan/Parte 2/Torá 61

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 61


Seção 1

Deus está além do tempo, conforme é trazido. Este assunto é, na verdade, muito surpreendente e misterioso. É impossível para a mente humana compreender isso. Mas sei! o tempo decorre essencialmente de nada além de nossa compreensão deficiente - ou seja, porque nossos intelectos são limitados. Quanto maior o intelecto, mais o tempo se contrai e é anulado. É por isso que nos sonhos, uma vez que o intelecto se afasta e temos apenas o poder da imaginação, é possível que decorram setenta anos completos em um quarto de hora. Durante o sonho, parece que muitas estações passam rapidamente, em um tempo extremamente curto. Depois, quando alguém acorda do sono, vê que todas essas estações e os setenta anos que se passaram no sonho foram, na realidade, um período muito breve. A razão para isso é que, depois, enquanto acordado, o intelecto retorna para ele. Para o intelecto, todos esses setenta anos que se passaram no sonho são apenas um quarto de hora. Apenas setenta anos reais são setenta anos também para o nosso intelecto. Na verdade, para o intelecto que está em um plano superior ao nosso, o que consideramos ser setenta anos reais também é um quarto de hora ou menos. Assim como vemos que é possível que setenta anos passem em um sonho, e depois nosso intelecto sabe que foi na verdade apenas um quarto de hora, assim também, exatamente, o que nosso intelecto considera ser setenta anos reais é, um intelecto de plano superior, apenas um quarto de hora. Acontece apenas que não compreendemos isso. Pois também em um sonho, se alguém viesse a uma pessoa durante o sonho e lhe dissesse que todos os dias e anos que parecem estar passando são, na realidade, nada - a coisa toda é apenas um quarto de hora - ele certamente não acreditaria nele, pois, de acordo com a fantasia do sonho, parece-lhe que dias e anos reais estão passando. É exatamente a mesma coisa; embora para nós, de acordo com nosso intelecto, pareça que este é um período de setenta anos, para um intelecto superior é apenas um quarto de hora. Assim também, de nível para nível. Para o intelecto que é ainda mais elevado, aquele tempo [que parece genuíno] para o intelecto [imediatamente] mais elevado do que o nosso, é considerado nada para aquele intelecto superior, apenas como um período minuciosamente breve. E assim por diante, cada vez mais alto, até aquele intelecto que é tão elevado que todo o tempo não tem qualquer consequência. Por ser o intelecto tão grande, todo o tempo é totalmente inexistente e nada. Assim como para nós os setenta anos que se passam em um sonho são realmente apenas um quarto de hora, como mencionado acima, da mesma forma, há níveis cada vez mais elevados de intelecto, até que o tempo seja anulado completamente.

Seção 2

2. Portanto, Mashiach, que suportou o que suportou desde a criação do mundo, e sofreu o que sofreu, depois de tudo isso, Deus no final dirá a ele: “Você é meu filho. Hoje te dei à luz ”(Salmos 2: 7). À primeira vista, esse assunto é muito confuso e surpreendente. No entanto, tudo é devido ao grande poder do intelecto de Mashiach. De acordo com o grande nível, ele terá compreendido então, e por causa do tremendo poder de seu intelecto que aumentará imensamente então, todo o tempo que passou desde a criação do mundo até aquele momento será literalmente totalmente inexistente e nada . Será exatamente como se ele tivesse nascido naquele dia. Todo o tempo será anulado em seu intelecto, que será extremamente grande. Portanto, Deus dirá a ele: “Eu te dei à luz neste dia” - literalmente, “neste dia”, porque todo o tempo que passou será totalmente inexistente e nada.

Seção 3

3. Vemos o mesmo em relação ao espaço. Um indivíduo poderoso pode cruzar uma grande área em pouco tempo. Segue-se que, para ele, todo aquele espaço é pequeno, ao passo que para os fracos é considerado um grande espaço e leva um tempo considerável para atravessá-lo. Assim também, de nível para nível. Quanto maior a força, mais o espaço se contrai para ele. O mesmo é verdade cada vez mais alto, até que o espaço seja anulado completamente. Acontece que com nosso intelecto não podemos compreender tudo isso. Assim como é impossível compreender a verdade em um sonho - que todo aquele tempo que parece existir em um sonho é na realidade nada - da mesma forma, é impossível para nós compreender que lá em cima, no intelecto superior, todo o nosso tempo não é nada, como mencionado acima.