Likutey Moharan/Parte 2/Torá 71

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 71


Seção 1

Conhecer! existem mentalidades da Terra de Israel e mentalidades da Diáspora. E as mentalidades da Diáspora também recebem e se sustentam nas mentalidades da Terra de Israel. Isso ocorre porque a quintessência da iluminação e da sabedoria está na Terra de Israel, como nossos Sábios, de abençoada memória, ensinada no Midrash: Não há sabedoria como a sabedoria da Terra de Israel ... (Bereishit Rabá 16: 4). E cada judeu tem uma parte na Terra de Israel, com cada um recebendo e se sustentando nas mentalidades da Terra de Israel de acordo com suas porção na Terra de Israel. Conclui-se que todas as mentalidades são conceitualmente mentalidades da Terra de Israel. Isso porque todos recebem de lá, uma vez que a quintessência da iluminação e da sabedoria está lá, na Terra de Israel. Mesmo assim, existem mentalidades da diáspora. Isso acontece por causa de uma mancha da glória, Deus me livre. Quando alguém, Deus me livre, mancha a glória de Deus, então, devido à mancha da glória de Deus, torna-se impossível receber e extrair das mentalidades da Terra de Israel. E em proporção à mácula que alguém faz na glória de Deus, ele é incapaz de receber e extrair das mentalidades da Terra de Israel. As mentalidades permanecem, portanto, as verdadeiras mentalidades da Diáspora. E quando as mentalidades [das pessoas] são conceitualmente mentalidades da Diáspora, suas mentes não podem concordar. Conceitualmente, esta é a discórdia que existe no mundo, uma vez que as mentalidades da Diáspora não conseguem concordar. Embora fosse apropriado que a discórdia existisse apenas fora da Terra, na realidade, vemos que há discórdia também dentro da Terra de Israel.

Seção 2

2. Mas saiba! essas mentalidades da diáspora, que surgem por causa de uma mancha de glória, como mencionado acima, buscam retificação para si mesmas. E a retificação dessas mentalidades da Diáspora ocorre quando o Prazer Superno está fluindo. Isso leva à revelação da glória. Este é o momento de retificação para essas mentalidades da Diáspora. Isso ocorre porque a glória é a retificação do mundo. O mundo inteiro foi criado para a glória, como está escrito (Isaías 43: 7), "para minha glória eu o criei" (Yoma 38a) - ou seja, para o bem da glória de Deus. Há uma glória separada [de Deus] para cada uma das dez declarações com as quais o mundo foi criado; que esta declaração, por meio da qual tal e tal porção da criação foi criada, foi por causa dessa glória. Segue-se que toda e qualquer declaração tem uma glória separada [de Deus], ​​por causa da qual essa declaração veio a existir. Esta declaração, por meio da qual aquela porção particular da criação foi criada, foi por causa desta glória, de forma que esta glória fosse atribuída a Deus. Da mesma forma, uma declaração diferente, por meio da qual uma parte diferente da criação foi criada, foi por causa de uma glória diferente, de forma que essa glória fosse atribuída a Deus. Assim, também, todas as declarações - eram todas exclusivamente para o benefício da glória de Deus, que é a razão pela qual o mundo foi criado, conforme mencionado acima.

Seção 3

3. Portanto, quando qualquer judeu merece ver dentro de si alguma revelação da glória - isto é, que ele [recebeu] alguma glória - então ele tem que saber de qual expressão essa glória passou a existir; que aquela declaração, por meio da qual uma parte da criação foi criada, foi por causa desta glória, como mencionado acima. Agora, certamente nem toda pessoa merece isso, sentir dentro de si uma revelação da glória de Deus. No entanto, quando aqueles que estão na Câmara do Rei recebem alguma glória, eles não tomam nada para si, mas elevam toda a glória a Deus. Isso é para que Sua glória seja engrandecida e exaltada, a fim de que haja a retificação do mundo, conforme mencionado acima. E da glória eles percebem por meio de qual expressão ele veio à existência; que aquela declaração, por meio da qual uma parte da criação foi criada, foi por causa desta glória, como mencionado acima. E este é o conceito de "e em Sua Câmara, tudo exprime 'Glória!'" (Salmos 29: 9). Ou seja, para aqueles que estão na Câmara do Rei, a glória é "tudo se expressa", ou seja, tudo é uma declaração. Isso ocorre porque a glória que eles têm é apenas para [determinar] a expressão que veio à existência por causa dessa glória, [e] por meio da qual uma parte da criação foi criada, como mencionado acima.

Seção 4

4. Este é o conceito de "e quem tem koach (resistência) para estar na câmara do rei" (Daniel 1: 4). KoaCh alude às cartas Khaf-Chet (28) do Ato de Criação (Tikkuney Zohar # 18, p.40a), o conceito das Dez Declarações com as quais o mundo foi criado. Em outras palavras, por meio da glória, como mencionado acima, aqueles na Câmara do Rei revelam e iluminam as mencionadas vinte e oito letras. Assim, este é "e quem tem koach para se manter ..." De acordo com o significado direto do versículo, isso se refere literalmente a koach, porque eles certamente devem ter resistência e força para permanecer nisto - que merecem estar na Câmara do Rei, onde a glória é "tudo o que se pronuncia", o conceito de Khaf -Cet (28) letras do Ato de Criação.

Seção 5

5. Agora, a essência da glória de Deus é revelada por ninguém menos que os seres humanos. Isso ocorre porque a humanidade é o propósito final de todas as criações. A criação foi essencialmente para o bem da humanidade. Assim, a revelação da glória de Deus é principalmente por meio dos seres humanos. Portanto, através da geração da prole, quando os seres humanos nascem e se multiplicar grandemente, Sua glória será grandemente revelada. Pois a revelação da glória é principalmente por meio dos seres humanos.

Seção 6

6. E saiba! as mentalidades da Terra de Israel são o conceito de Pleasantness, enquanto as mentalidades da Diáspora são o conceito de Damagers, como está escrito, “um chamei de 'Pleasantness' e o outro chamei de 'Damagers'” (Zacarias 11 : 7). E nossos Sábios, de abençoada memória, ensinam: “Agradabilidade” refere-se aos estudiosos da Torá na Terra de Israel, que são agradáveis ​​uns com os outros no [debate] Halakhah. “Damagers” refere-se aos estudiosos da Torá da Diáspora, que se agredem no [debate] Halakhah (Sanhedrin 24a). Agora, a geração da prole resulta principalmente do conceito de Agradabilidade Supernal. A razão disso é que Supernal Pleasantness desperta chamas de amor, que por sua vez trazem para a geração de descendentes, como em “você foi muito agradável para mim. Seu amor foi mais maravilhoso para mim do que o amor das mulheres ”(2 Samuel 1:26). Por conta da Supernal Pleasantness, o amor é despertado, o conceito de chamas de amor, que trazem à geração da prole.

Seção 7

7. Agora, Supernal Pleasantness flui continuamente. No entanto, deve-se ter um vaso com o qual receber o influxo de Supernal Pleasantness. E sabe! o recipiente para receber as chamas do amor de Supernal Pleasantness é forjado por meio da caridade. Pois a caridade é a generosidade do coração, como está escrito (Êxodo 25: 2), “de cada pessoa, como o seu coração o exortar, recebereis a Minha doação”. Generosidade é que o coração seja aberto e benevolente. Como resultado, os caminhos do coração se abrem e se tornam um recipiente para receber as chamas do amor extraídas de Supernal Pleasantness, como mencionado acima. Agora, há caridade da Terra de Israel e também há caridade da Diáspora. No entanto, a essência é a caridade da Terra de Israel, por meio da qual um vaso é forjado para receber da Supernal Pleasantness, que por sua vez conduz a geração da prole, como mencionado acima. Este é o conceito de “semeai para vós mesmos [dando] para a caridade” (Oséias 10,12), porque a geração da prole se dá principalmente pela caridade, como mencionado acima. E este é o conceito de “Estes são os descendentes de Yaakov — Yosef” (Gênesis 37: 2). Ou seja, a geração de descendentes ocorre principalmente por meio de Yaakov e Yosef. Yaakov é o conceito de caridade, como está escrito, “Você executa justiça e caridade em Yaakov” (Salmos 99: 4). E a geração da descendência é primariamente por meio da caridade, o vaso para receber o influxo da Agradabilidade Supernal. E, como será explicado a seguir, Yosef é o conceito de Pleasantness}.

Seção 8

8. Então, através da geração da descendência - ou seja, que os seres humanos nasçam e se multipliquem - a glória de Deus é grandemente revelada, como mencionado acima. Este é o conceito de "Toda semente de Yaakov, glorifique-O!" (Salmos 22:24). Por meio da geração da descendência que vem por meio do conceito de Yaakov, que é o conceito de caridade - “glorifique-O”, pois por causa disso Sua glória é magnificada, como mencionado acima.

Seção 9

9. E assim, quando a Agradabilidade Superna flui por meio do vaso forjado por meio da caridade com o objetivo de gerar descendência, como mencionado acima, e também a Agradabilidade / mentalidades Supernas recebe e é ainda mais influenciada de mais alto ainda, como é conhecido - então a Diáspora As mentalidades / Danos também caem nas mentalidades da Terra de Israel, no conceito de Agradabilidade, para serem retificados por meio disso. Pois é quando essas mentalidades da Diáspora podem ser retificadas. A razão disso é que a principal mancha e estrago das mentalidades da Diáspora se deve à mancha da glória, por causa da qual não podem haurir nas mentalidades da Terra de Israel. Eles são então o conceito de mentalidades reais da Diáspora, e este é o seu estrago, conforme mencionado acima. E este é o conceito de “quem zomba de uma palavra será prejudicado por isso” (Provérbios 13:13). “Aquele que zomba de uma palavra” - ou seja, humilhação, o oposto da glória - “será prejudicado por isso” - ou seja, as mentalidades da Diáspora, que conceitualmente são prejudiciais. Pela mancha da glória, as mentalidades permanecem na categoria dos Destruidores, que são as mentalidades da Diáspora, como já referido. Segue-se que o estrago das mentalidades da Diáspora resulta principalmente da mancha da glória. Portanto, quando o vaso forjado pela caridade com o objetivo de gerar descendência faz com que a Agradabilidade Superna flua, trazendo assim uma revelação da glória, como mencionado acima - é aí que as mentalidades da Diáspora podem ser retificadas. Agora que uma revelação da glória foi acionada, eles podem ser retificados por meio dela, uma vez que seu estrago foi principalmente devido à mancha da glória, como mencionado acima. Portanto, quando a Agradabilidade Superna flui em prol da geração de descendentes, as mentalidades / Danos da Diáspora vêm e caem nas mentalidades / Agradabilidade da Terra de Israel a fim de serem retificadas por meio disso, como Mencionado acima.

Seção 10

10. {Chavalim (Parcelas) caíram para mim em lugares agradáveis; minha herança é shafra (adorável) de fato ”(Salmos 16: 6).} Este é o conceito de“ Chavalim caiu sobre mim em lugares agradáveis. ” “ChaVaLIM” - ou seja, as mentalidades da Diáspora, que são o conceito de ChoVLIM (Danificadores). Eles caem nos “lugares agradáveis”, as mentalidades da Terra de Israel, que são o conceito de Agradabilidade, para serem retificados por meio disso, conforme mencionado acima. E esta é "minha herança é realmente adorável." “Herança” alude a Yaakov, como em “Yaakov, a parcela de Sua herança” (Deuteronômio 32: 9), o conceito de caridade. “Adorável” alude a Yosef, como em “Yosef era bonito na aparência ...” (Gênesis 39: 6). E “belo na aparência” corresponde à descrição de Davi como belo na aparência; e nossos Sábios, de bendita memória, expuseram “um homem de aparência” (1 Samuel 16:18) - que exibe os rostos de Halakha (Sanhedrin 93b). Isso se refere às mentalidades, ao conceito de Agradabilidade - elas são agradáveis ​​[debatendo] Halakhah, como mencionado acima. E por meio desses dois conceitos, Yaakov e Yosef, como em “a herança é adorável”, há a geração da prole, de modo que os Damagers então caem nos “lugares agradáveis”, como mencionado acima. E este é “Yaakov, o chevel (parcela) de Sua herança”. “CheVeL” é o conceito dos já citados ChoVLim, os quais são retificados através do conceito de Yaakov / caridade, que traz à geração de descendentes através dos quais as mentalidades chovlim / Diáspora são retificadas. E este é o conceito de CheVLey leydah (dores de parto), os já mencionados ChoVLim, que são retificados através do nascimento. É também o já citado conceito de ShaFRa (“adorável”), que corresponde a ShaFiR (saco amniótico) e placenta, o conceito de prole.

Seção 11

11. E por causa das mentalidades da Diáspora / Danos agredindo-se uns aos outros no [debate] Halakhah porque suas opiniões não podem coincidir, eles caem nas mentalidades / Agradabilidade da Terra de Israel para serem retificados. Ocasionalmente, como consequência de as pessoas macularem muito, Deus me livre, elas não podem ser retificadas. Pelo contrário, eles causam mácula nas mentalidades da Terra de Israel também. Então, também as mentalidades da Terra de Israel não conseguem concordar, por terem sido maculadas, Deus me livre, pelas maculadas mentalidades da Diáspora que caíram nelas. Este é o conceito de discórdia que também existe dentro da Terra de Israel.

Seção 12

12. A soma da questão é que todas as criações e geração de descendência são apenas para revelar a glória de Deus. E a geração da descendência ocorre principalmente por meio da caridade, que forja o vaso para receber da Agradabilidade Supernal. Isso leva à geração da descendência, por meio da qual a glória de Deus é revelada e ampliada, como mencionado acima. Estas são as letras de TeRUMaH - são as letras finais de lachazoT b’noaM YHVH u- levakeR b’heikhalO ("para contemplar a bondade de Deus e visitar em Sua Câmara") (Salmos 27: 4). Para terumah - ou seja, caridade, a generosidade do coração - é o conceito de "de cada pessoa, como seu coração exorta, você deve receber Minha doação." Por meio disso, o vaso é forjado para receber da Agradabilidade Superna, que por sua vez engendra uma revelação da glória de Deus, ou seja, o conceito de "e em Sua Câmara, tudo exprime 'Glória!'" Assim, este é lachazoT b’noaM YHVH u-levakeR b ’heikhalO. As letras finais soletram TeRUMaH. Este é também o conceito do Cântico, como nas “canções agradáveis ​​de Israel” (2 Samuel 23: 1). {[Rebbe Nachman] não revelou mais.} Feliz é a pessoa que merece sentir a simpatia da Torá. Pois, de fato, há agradabilidade na Torá, e esta é a coisa principal: merecer sentir a agradabilidade da Torá. {“Seus caminhos são caminhos agradáveis, e todas as suas veredas são paz” (Provérbios 3:17). É o que me parece.