Likutey Moharan/Parte 2/Torá 83

Wikisource, a biblioteca livre

Torá 83


Seção 1

Através da retificação do brit, que é um arco, é possível disparar as flechas, que são orações - ou seja, as dezoito bênçãos da oração, que são três vavs, correspondentes a flechas. Seu lugar é na brit, como em “Minha brit permanecerá fiel a ele” (Salmos 89:29). Fé é o conceito de oração, como em “e assim as suas mãos foram fiéis” (Êxodo 17:12). E então o raio de Mashiach começa a brilhar, como em “Farei com que um raio brilhe para Davi” (Salmos 132: 17) e “Raios da sua mão estão sobre eles” (Habacuque 3: 4). “Sua mão” é o conceito de oração. Existem três orações, pois o Mashiach está incluído nos Patriarcas. Em outras palavras, MaShIaCh, que é a fala com a qual se ora - o conceito de “MeiSIaCh (gera a fala no) mudo” (Liturgia matinal do Shabat) - é derivado do fogo, da água, do vento.

Seção 2

2. Como resultado, a pessoa se torna um homem livre - ou seja, ela adquire a santidade do Shabat, quando o trabalho é proibido. Pois ShaBaT é Shin BaT. Shin simboliza três cores: fogo, vento, água. Morcego é oração, as bênçãos, o conceito de: Ele tinha um morcego (filha) e Bakol era o nome dela (Bava Batra 16b), como em “e Deus abençoou Avraham bakol (com tudo)” (Gênesis 24: 1) .

Seção 3

3. E a santidade do Shabat é o conceito de takhlit (culminação) do conhecimento. Pois o takhlit do conhecimento é não saber. Esta é a razão pela qual o Shabat é chamado takhlit do céu e da terra. E este takhlit é o conceito de “Pensei que seria sábio, mas está longe de mim” (Eclesiastes 7:23). Em outras palavras, esta é a essência da sabedoria: a pessoa está percebendo que a sabedoria está longe dele.

Seção 4

4. Este takhlit é a essência do espaço físico - ou seja, o lugar do mundo. Pois este takhlit é o que circunda o mundo inteiro, que foi criado com sabedoria, como está escrito: “Você os criou a todos com sabedoria” (Salmos 104: 24). Este é também o conceito de quem estabelece um lugar para sua oração (Berakhot 6b). Pois essa é a essência do espaço físico, como em, “ninguém sairá do seu lugar no sétimo dia” (Êxodo 16:29).

Seção 5

5. E então ele deixa seu corpo leproso, que é da pele da cobra, e veste as vestimentas do Shabat - ou seja, um corpo sagrado do Jardim do Éden. Pois o lugar é um fator chave, como em “Tire os sapatos ... pelo lugar ...” (ibid. 3: 5). Por causa deste corpo sagrado ele é chamado de Shabat, como em "olhe, ShaVah (voltou) para ser como sua própria carne" (ibid. 4: 7) - ele foi curado de sua lepra e vestido com um corpo sagrado da Jardim do Éden, que é chamado de “carne”, o conceito de “carne da minha carne” (Gênesis 2:23).

Seção 6

6. E então seu mazal - que é carne de sua carne - sobe, e ele merece riqueza, como em "a bênção de Deus enriquece" (Provérbios 10:22). Assim, sua boa inclinação - ou seja, "um coração de carne" (Ezequiel 36:26) - ganha poder. Uma boa inclinação é “aquele que encontrou uma esposa, achou o bem” (Provérbios 18:22). E este é o significado de “o som do shofar ficando mais poderoso” (Êxodo 19:19) - “o som do ShoFaR” que emerge do corpo mencionado de ShaPiRa (beleza). Este som é também o conceito de oração já mencionado. “Tornar-se mais poderoso” refere-se ao dinheiro (Berakhot 54a). Sua inclinação ao mazal e ao bom tornam-se mais fortes, como mencionado acima, e assim a depressão e o sarcasmo, que vêm da bile negra, são eliminados. Isso ocorre porque a depressão é o resultado do estresse e da pobreza, enquanto o sarcasmo é “a leviandade do tolo” (Eclesiastes 7: 6), o conceito de “o baço ri” (Berakhot 61a). Eles são eliminados pelo mazal da riqueza e da boa inclinação, que são o conceito de "O coração do sábio está à sua direita" (Eclesiastes 10: 2).

Seção 7

7. E através deste lado direito ele levanta aqueles que sucumbem aos amores e medos malignos. Ele os eleva a amores e medos santos, como em “Cada alma louvará YaH (Deus)” (Salmos 150: 6). Isso ocorre porque seu lado direito remove a escuridão de seus olhos, e então seus olhos vêem maravilhas, como em “Descobre os meus olhos, para que eu veja maravilhas” (Salmos 119: 18). Essas maravilhas são o conceito de Pessach, que é o lado certo, o conceito de “Eu te mostrarei maravilhas, como na época em que você saiu do Egito” (Miquéias 7:15). E Pessach é Peh SaCh (uma boca que fala), o conceito de “A Torá da verdade estava em sua boca” (Malaquias 2: 6). É considerado como se ele tivesse criado o mundo, pois ali está escrito “Haja luminárias” (Gênesis 1:14), e as trevas, que cobriam as profundezas, desapareceram.

Seção 8

8. A luz dos olhos também eleva todos os pedidos e súplicas que se rezam na direção do Templo Sagrado, pois todos os pedidos ali ascendem. E daí emerge a luz dos olhos, como em “Meus olhos e meu coração estarão ali” (1 Reis 9: 3). E a luz dos olhos desperta a redenção, que depende do coração, como em “Porque o dia da vingança está no meu coração” (Isaías 63: 4), porque Seus olhos e coração estão ali. Este é o conceito de “[Deus] chamou a luz de‘ Dia ’” (Gênesis 1: 5). A luz dos olhos desperta o “dia da vingança” no coração, para eliminar o fermento e o chametz, inclinação do coração humano para o mal, que permanece desde a juventude. O fermento e chametz no coração humano são o que instiga uma pessoa a pensar negativamente sobre os estudiosos da Torá da geração, e dizer: "Este é adequado e aquele é inadequado", como em "Libam (seus corações) estão divididos" ( Oséias 10: 2). LiBaM alude aos ayin bet (72) tzaddikim da geração. Esta também é "a luz do décimo quarto dia" (Pesachim 2a) - ou seja, a luz nos aynayim (olhos). Através dos olhos, que contêm dois conjuntos de sete revestimentos, procura-se o chametz.

Seção 9

9. Então, o coração pode ser apaixonado pelo estudo da Torá, através das chamas do amor. Muitas águas, a saber, os amores e medos externos, são incapazes de extinguir essa paixão, como em “Muitas águas não podem extinguir o amor” (Cântico dos Cânticos 8: 7). A Presença Divina usa Suas asas para cobrir o sangue de Israel com este amor, de modo que a semente ímpia, sendo o conceito das águas do Dilúvio, não os governe. E isto é: quem peca e fica envergonhado por isso é perdoado ... (Berakhot 12b), pois “o amor cobre todas as transgressões” (Provérbios 10:12). Por constrangimento, seu sangue é derramado, e então a Presença Divina cobre seu sangue com amor, como na mitsvá de cobrir o sangue. Por meio dessa cobertura, todas as suas transgressões são automaticamente encobertas. {Do início desta lição até aqui está leshon Rabbeinu, que sua memória seja uma bênção.}

Seção 10

10. Agora, quando o Santo Abençoado deseja provar o gosto das mitzvot positivas realizadas por um judeu que é um tsadic, isso corresponde ao membro de uma criatura viva, que não pode ser comido e requer um abate ritual para permitir isso. A pessoa, portanto, tem que sentir vergonha, que é sangue derramado, uma forma de abate ritual, que torna o membro de uma criatura viva apto para consumo. Deus pode então saborear suas mitzvot positivas, seja uma única mitzvot positiva ou muitas mitzvot. Pois as mitzvot são chamadas de "um prato saboroso", como está escrito: "Então prepare um prato saboroso para mim, do jeito que eu adoro" (Gênesis 27: 4) - das mitzvot positivas, conforme é trazido (Tikkuney Zohar # 21, p.51a). E quando seu sangue é derramado devido à vergonha, ele deve ter cuidado para impedir que as forças externas conhecidas que extraem energia desse sangue derramado o façam. Portanto, deve ser coberto - a Presença Divina cobre o sangue derramado de Israel com este amor, o conceito de "do jeito que eu amo". Este é o conceito de cobrir o sangue.

Seção 11

11. Agora, o tópico do sangue derramado de Israel contém muitos Muitas vezes e assuntos ocultos, seja sangue derramado por constrangimento ou outro, sangue realmente derramado. Pois há muitíssimas almas caídas que não tiveram nenhuma elevação, exceto pelo sangue derramado de Israel; [isso] de um grande indivíduo. Em alguns casos, eles não têm elevação, exceto pelo sangue derramado. Este é o conceito de “transgressões voluntárias tornam-se méritos” (Yoma 86b); que pelo constrangimento ou sangue derramado, a Divina Presença cobre seu sangue com o referido amor. E este é o conceito de “o amor cobre todas as transgressões”, conforme mencionado acima. As transgressões intencionais tornam-se como méritos, e as almas caídas, que correspondem às transgressões, são levantadas. Eles são elevados e transformados em méritos através do supracitado sangue de cobertura com amor (ver Tikkuney Zohar, Tikkun # 21).