O Choque das Raças/Capítulo 14

Wikisource, a biblioteca livre
CAPITULO XIV


EFFICIENCIA E EUGENIA


— O aspecto da vida americana, continuou miss Jane, mudara muito por effeito das invenções e de um grande principio peculiar ao yankee.

Quem olhasse de um ponto elevado o panorama historico dos povos, veria, na França, uma flammula com tres palavras ; na Inglaterra, um principio director, Tradição ; na Alemanha, uma formula, Organização ; na Asia, um sentimento, Fatalismo. Mas ao voltar os olhos para a America perceberia, fluidificado no ambiente, um principio novo — a Efficiencia.

Só a America encontrara o Sezamo que abre todas as portas. Só a America, portanto, era Acção num mundo a insistir em caminhos errados e sempre a oscillar entre dois polos — Agitação Esteril e Marasmo Fatalista.

O principio da Efficiencia resolvera todos os seus problemas materiaes, como o eugenismo resolvera todos os seus problemas moraes. Na operosidade e uniformidade do typo aquelle povo lembrava a colméa das abelhas. Quasi não havia distinguir um individuo de outro, pois tomar um homem ao acaso era ter nas mãos uma poderosa unidade de efficiencia dentro de um admiravel typo de aryano pelle-avermelhado.

As mulheres não mais evocavam, physicamente, as suas avós, magerrimas umas, outras gordas, esta toda nadegas, aquella tabular ou de enormes seios e dentes de cavallo — verdadeira collecção de monstruosidades anatomicas. Nem recordavam, socialmente, as pobres captivas de dantes, forçadas a gyrar no triangulo de ferro — casamento, celibato á força e prostituição.

Finas sem magreza, ageis sem macaquice, trenadas de musculos por sabios sports, conseguiram alcançar a belleza nervosa das eguas puro-sangue — o que trouxe a decadencia do hippismo. Já não necessitavam os homens de dedicar-se aos cavallos para satisfacção da ansia secreta de belleza perfeita.

— Que pena ter-se perdido o porviroscopio do professor Benson! O que eu não daria para uma espiadela nesse maravilhoso futuro !... Lindas, então, assim perguntei levemente assanhado ?

— E habeis. Competiam com o homem em todas as profissões, num absoluto pé de egualdade, realizando o velho ideal da independencia. Os filhos lhes pertenciam e não ao progenitor, systema matriarchal muito mais dentro da natureza, visto como o filho é mais da mãe que do pae na proporção de nove mezes para meio minuto.

Tossi uma tossezinha de encommenda; miss Jane não o percebeu e continnou:

— O caracteristico frisante dessa epoca, todavia, estava na organização do trabalho. Todos produziam. Muito cedo chegou o americano á conclusão de que os males do mundo vinham dos tres pesos mortos que sobrecarregavam a sociedade — o vadio, o doente e o pobre. Em vez de combater esses pesos mortos por meio do castigo, do remedio e da esmola, como se faz hoje, inventou solução muito mais intelligente: supprimil-os. A eugenia deu cabo do primeiro, a hygiene do segundo e a efficiencia geral do ultimo. Alliviada da carga inutil que tanto a embaraçava e afeiava,poude a America approximar-se de um typo de associação já existente na natureza, a colméa — mas a colméa da abelha que raciocina.

— Que maravilha! exclamei, pesaroso de ter vindo ao mundo cedo demais. E o governo, miss Jane ? Deixou de ser a calamidade que é hoje ?

— Os principios da efficiencia tambem haviam penetrado no organismo governamental. Deixou elle de suggerir a lembrança dos hediondos systemas de parasitismo de outróra e hoje, como a realeza de França ou o devorismo orçamentario de certas republicas nossas conhecidas, onde fazer parte do estado é conquistar o direito á inacção da piolheira vitalicia — dormir, apodrecer na somnolencia da burocracia que não espera, não deseja, não quer, não age — suga apenas. Tudo isso desappareceu, todas essas formas baixas de parasitismo. Tornou-se o estado americano uma organização em cousa nenhuma diversa das organizações particulares. Apenas maior e com funcções unicamente suas.

— Sempre sob o systema representativo ?

— O systema representativo persistiu. Mas só eram alçados ás camaras homens cujo viver social os apontava como seres de escol, pela força e equilibrio do cerebro. Não constituia uma situação sujeita a disputas, o ser deputado ou senador. Era uma contingencia. Os homens de elite viam-se collocados nesses postos naturalmente, como o melhor musico das orchestras sobe naturalmente á cadeira da regencia. O equilibrio mental tornou-se perfeito, mas apenas da parte dos homens. As mulheres, não obstante o levantamento physico e moral, permaneciam variaveis como no tempo de Francisco I.

Souvent femme varie...

— Conquistaram a mais perfeita egualdade de direitos, mas ondeavam, arrastadas pelo vento das idéas. Trocaram o souvent do bom Francisco 1 pelo toujours de miss Elvin. Como a simplicidade dos trajes fizera desapparecer a hoje obsedante preoccupação da moda, talvez em virtude do vinco mental deixado mudaram a moda para o campo das idéas. O elvinismo, por exemplo, avassalou-as com a tyrannia do nosso cabello à la garçonne. Excellentes mães de familia e optimas esposas batiam-se pelo sabino com inconsciencia de pasmar. Chegadas em casa, despiam o cerebro da extravagancia e beijavam na testa o homo que na rua vinham de condemnar como "infame raptor".

O orgão de miss Elvin — Remember sabino ! mantinha a exaltação dos espiritos num constante estado de fervura.

— Inda havia jornaes nesse tempo ?

— Sim, mas jornaes nada relembrativos dos de hoje. Eram radiados e impressos em caracteres luminosos num quadro mural existente na casa dos assignantes.

— E os cegos?

— O cego ficou para trás. Cegueira, mudez, surdez, estupidez, tudo isso não passava de reminiscencias dum tempo de que os homens se sorriam com piedade.

O radio que temos hoje é um simples ponto de partida. Vale como valem para a electricidade moderna as primeiras experiencias de Volta. Descobriram-se novas ondas e o transporte da palavra, do som e da imagem do perfume e das mais finas sensações tacteis passou a ser feito por intermedio dellas. A consequencia logica foi uma grande transformação da vida. Pelo systema actual vae o homem para o serviço, para o theatro, para o concerto, ir e vir que constitue o maior desperdicio de energia existente. E' o creador dos milhões de vehiculos atravancadores do espaço, bondes, autos, bicycletas, trens, aeroplanos. Com a fecunda descoberta das ondas hertzianas, e sua consequente escravização aos interesses do homem, o ir e vir forçado se reduziu a escala minima. O serviço, o theatro, o concerto é que passaram a vir ao encontro do homem. Foi espantosa a transformação das condições do mundo quando a mór parte das tarefas industriaes e commerciaes começaram a ser feitas de longe pelo radio-transporte. Para dar uma idéa do que isso representava de economia de esforço e tempo, basta vermos o que era o jornal de miss Elvin. Pelo systema actual o collaborador ou escreve em casa o seu topico ou vae escrevel-o á redacção ; depois de escripto, passa-o ao compositor ; este o compõe e passa-o ao formista ; este o enforma e passa-o ao tirador de provas ; este tira as provas e manda-o ao revisor; este o revê e envia-o ao corrector; este faz as emendas e... e não se acaba mais ! E' uma cadeia de incontaveis élos, isto dentro das officinas, pois que o jornal na rua dá inicio á nova cadeia que desfecha no leitor — correio, agentes, entregadores, vendedores, o diabo.

— Já estive numa officina de jornal e sei o que é isso. Puro inferno....

— Toda esta complicação desappareceu. Cada collaborador do Remember radiava de sua casa, numa certa hora, o seu artigo, e immediatamente suas idéas surgiam impressas em caracteres luminosos na casa dos assignantes.

Não houve industria que, como a do jornal, não soffresse a influencia simplificadora do radio-transporte — e isso tirou ao viver quotidiano a sua velha feição de atropelo e tumulto.

Tornaram-se amaveis as ruas, limpas e muito mansas de trafego. Por ellas deslisavam ainda vehiculos, mas raros, como outróra nas velhas cidades provincianas de pouca vida commercial. Tomou gosto o homem no andar a pé e perdeu os seus habitos antigos de pressa. Verificou que a pressa é indice apenas de uma organização defeituosa e anti-natural. A natureza não creou a pressa. Tudo nella é socegado. Parece cousa muito evidente isto; no entanto foi a maior descoberta que fez o povo mais apressado do mundo...

— Realmente ! exclamei, chocado pelo imprevisto daquelle aspecto do porvir. Eu que, por assim dizer, móro na rua, só com este quadro da rua futura já me estou assombrando com o horror da rua moderna. E, no entanto, si miss Jane nada me revelasse, continuaria a ter como muito natural o tumulto de hoje...

— O habito não nos deixa ver os defeitos e d'ahi a vantagem de convulsões como a de miss Elvin. O grande obstaculo ao progresso sempre foi o habito, a idéa feita, a preguiça de exame constante do unico problema material da vida — o do transporte.

— Unico?

— Sim, unico. Tuto é transporte na vida, senhor Ayrton, e o tumulto de hoje vem das imperfeições dos nossos systemas de transporte. Tudo é transporte! A minha voz transporta idéas do meu cerebro para o seu. Esse livro, que o senhor tem nas mãos, é um systema de transporte de impressões mentaes. Que faz a firma Sá, Pato & Cia sinão transportar mercadorias de um lado para outro, com o fim ultimo de transportar para as burras dos socios o dinheiro dos clientes ? E que é o dinheiro sinão um maravilhoso e engenhosissimo meio de transporte ?

— Porisso são as moedas redondas...

— Rodinhas... O homem deu o primeiro grande passo em materia de transporte com a invenção da roda. Mas ficou nisso. Repare que a nossa civilização industrial se cifra em aperfeiçoar a roda e extrahir della todas as possibilidades. Daqui a seculos, quando for possivel ao homem uma ampla visão do seu panorama historico, todo este periodo que vem do albor da historia até nós, e ainda vae prolongar-se por muitas gerações; receberá o nome de Era da Roda. Mas de 2200 em deante começará o seu declinio e em 3000 e tantos estará passada. Num córte anatomico dessa epoca vi certo museu nos arredores de Pittsburg que muito me impressionou — o Museu da Roda. Dormiam nas vitrinas, como dormem hoje os machados de silex dos nossos avós, as modalidades infinitas de rodas sobre as quaes gyra a nossa civilização, desde o rodizio brutesco dos carros de boi até a minima engrenagem dos relogios de pulso. O radio matará a roda, concluiu miss Jane.

Puz-me a reflectir naquillo e a comparar a estreiteza do meu cerebro com a amplidão do cerebro da filha do professor Benson. Quantas rodas tinha elle mais que o meu! E como rodavam bem lubrificadas as rodinhas do cerebro de miss Jane, todas postas sobre mancaes de bilhas...

— De tudo quanto miss Jane acaba de dizer, concluo que a vida nos Estados Unidos passou a ser um céo aberto, commentei eu.

— Não vou até lá, contraveio ella. Havia uma pedra no sapato americano : o problema ethnico. A permanencia no mesmo territorio de duas raças dispares e infusiveis perturbava a felicidade nacional. Os attrictos se faziam constantes e, embora não desfechassem, como outróra, nas violencias da Klux-Klan, constituiam um permanente motivo de inquietação.

A idéa do expatriamento para o valle do Amazonas tinha um ponto fraco : só podia ser voluntaria e o negro não se mostrava inclinado a trocar a cidadania americana por outra qualquer. O processo scientifico de embranquecel-os approximava-os dos brancos na côr, embora não lhes alterasse o sangue nem o horrivel encarapinhamento dos cabellos. O desencarapinhamento constituia o ideal da negralhada, mas até alli a sciencia luctara em vão contra a fatalidade capillar. Si isso se désse, poderia o caso negro entrar por um caminho imprevisto, a camouflage do negro em branco. Tal sahida, entretanto, era apenas um sonho dos imaginativos impenitentes. E como a repartição do paiz em duas zonas não fosse forma admittida pelos brancos, iam os Estados Unidos entrar no seu 88° periodo presidencial com o mesmo problema que trezentos e trinta e nove annos antes preoccupara o grande Washington.

Emquanto miss Jane falava, naquelle tom impessoal e frio de sabio a fazer conferencia publica, toda ella cerebro e cultas expressões na boca, eu, humano que sou, envolvia-a nos meus ternos olhares de carneiro amoroso, e essa minha excessiva attenção á parte corporea da encantadora vidente me fez perder muita cousa interessante das suas revelações. Distrahia-me, preso áquelle lindo presente de olhos azues, sempre a pairar pelas éras futuras. Quando, por exemplo, entrou miss Jane a descrever o typo dos negros descascados do anno 2228, confesso que perdi metade das suas observações. Achava-me no momento a namorar o mimoso lobulo da sua orelha esquerda, onde brincava um raio de sol, travesso como Ariel. Esse fio de luz accendia-lhe em ouro a pennugem finissima e o tornava do roseo translucido de certos veios da agatha. Perdi-me no gracioso pedacinho de carne, como a sua dona andava perdida em plena despigmentação do seculo XXIII. A poesia falou em mim e uma imagem lyrica entreabriu a pieguice das suas petalas. Lembrei-me do baiser de Rostand, point rose sur l´i du verbe aimer, e perpetrei cousa melhor : depor naquelle ninho de colibri o ovinho de um beijo...

Depois philosophei e pareceu-me apprehender uma grande verdade : a belleza não passa de um total de parcellas que a mão da Harmonia somma.

Que terriveis torneiras abre o amor !

Mas ao chegar naquelle ponto das suas revelações, ergueu miss Jane os olhos para o relogio. Em seguida apertou o botão da campainha.

Veio um criado.

— Chá, disse ella.

Eu já sabia da significação do chá, engenhoso ponto e virgula com que miss Jane punha fim ás nossas palestras domingueiras.

Regressei á cidade mais apaixonado do que nunca pela encantadora filha do velho sabio — sabia tambem ella, mas ai ! bem pouco feminina... O amor que ardia em meu peito não a contagiava. Talvez nem siquer o percebesse. Ou percebera desde o inicio e dissimulava ? Mulher, mulher... Sabina vingativa — false as water...

Fiquei na duvida. Seria miss Jane um puro espirito, uma vibração de ether jamais interferida, ou tinha nervos como as demais, coração, sensibilidade como todas as mulheres?

No dia seguinte, no escriptorio, notou o patrão o ar distante com que eu collecionava umas facturas. Meu pensamento estava longe da firma, vogando em pleno periodo da symbiose desmascarada. Não sei porque motivo o senhor Sá mostrava-se nesse dia alegre e familiar., Vira o passarinho verde, com certeza. Tão familiar e alegre que em certo momento me atrevi a fazer-lhe uma pergunta :

— Acha o senhor Sá que é a mulher a femea natural do homem ?

O honrado negociante não respondeu, mas fulminou-me com taes olhos que achei prudente esgueirar-me para a sala visinha, com o pacote de facturas na mão. Soube depois que, em conferencia com o senhor Pato, chegara á conclusão de que a quéda no precipicio me tinha evidentemente "perturbado as faculdades mentaes"...






Esta obra entrou em domínio público pela lei 9610 de 1998, Título III, Art. 41.


Caso seja uma obra publicada pela primeira vez entre 1929 e 1977 certamente não estará em domínio público nos Estados Unidos da América.