Obras de Manoel Antonio Alvares de Azevedo (1862)/Duas palavras
Ahi damos á luz uma collecção de poesias do finado bacharel em letras M. A. A. de Azevedo.
O auctor havia colleccionado em um quaderno uma porção de poesias que pretendera dar a publico em S. Paulo; muitas outras depois dessa tentativa colleccionou elle em vários quadernos, tendo ajuntado mesmo algumas ao primeiro, parecendo assim indicar que, quando posteriormente desse aos prelos a sua — Lyra dos vinte annos, — nella incluiria todas ou quasi todas. Não podendo porém nós pu-blicadas todas em um volume, entendemos dever preferir somente o que já tinha elle colligido para a publicação projectada, juntando-lhe a segunda parte existente com aquelle titulo, e. mais algumas poesias sob a denominação — Diversas, — fazendo- as preceder por algumas cartas do auctor, e por um discurso biographico, e acompanhando tudo de algumas notas.
A este volume seguirá outro contendo uma collecção de escriptos em prosa ; no fim do qual daremos vários discursos e poesias que apparecêrão por occasiao da sua morte.
Restarão pois muitas outras composições : farão parte de outra coUecção que talvez possa ser dada a lume, depois da publicação dos dous volumes a que nos propuzemos.
Cremos fazer com isto um serviço á pátria, que carece e muito de taes obras, que devem ser mostra de seu progresso e cimentos de sua civilisação, conservando a memoria de um talento que tão útil lhe poderia ser.
D. J. M.
Rio de Janeiro, agosto de 1853.