Saltar para o conteúdo

Osmîa/Prologo

Wikisource, a biblioteca livre
Prologo.
 

EM 10 de Maio de 1785 , propoz a Academia para hum dos aſſumptos, das compoſições que ſeria premiadas a 13 de Maio de 1788 , huma Tragedia Portugueza.


Três Tragedias vieraõ a concurſo; huma intitulada D. Maria Telles, a ſegunda Lauſo, e a terceira eſta, que ſe dá ao público. Depois de examinadas julgou a Academia dignas de louvor varias Scenas da ſegunda , e os raſgos poéticos, que de quando em quando nella ſe encontravaõ; mas que a terceira pela ſua verſificaçao mais igual, pela unidade da acçaõ, e pelos caractères das peſſoas ſe conſervarem fielmente ate ao fim da cataſtrofe, levava ventajem ás outras, e merecia o premio.

Na Aſſemblèa pública abrio-ſe ſegundo o coſtume o bilhete que a acompanhava; mas em lugar do nome do Author, que nao quiz ſer conhecido , achou-ſe huma recommendaçao á Academia, para que o valor deſſe premio ſe déſſe á memoria, que melhor indicaſſe. Hum remédio para a ferrujem que damnifica as oliveiras, fundado no conhecimento da natureza do mal, confirmado pela experiência, e que ſeja ao meſmo tempo practicavel ſem grave deſpeza nem exceſſivos cuidados.

A Academia propoz por conſeguinte eſte meſmo aſſumpto para hum premio extraordinário, que deve ſer julgado na Aſſembléa pública de 4 de Julho de 1791. O premio conſiſte em huma medalha de ouro do do valor de 50$000 reis, e as memorias que concorrerem, devem ſer remettidas ao Secretario da Academia antes do fim de Abril do meſmo anno.