Saltar para o conteúdo

Página:(1854) Sermões do padre Antonio Vieira, Volume 1.djvu/13

Wikisource, a biblioteca livre
vii

transcreve com elogio quasi todo o Sermão sobre a restauração da Bahia, libertada da invasão hollandeza; e accrescenta, que é a oração mais vehemente e extraordinaria que se tem ouvido no pulpito christão. Mr. Ferdinand Denis chega a comparar Vieira a Bossuet.

Em presença de tão insuspeitos testimunhos, além de outros muitos que por brevidade omittimos; e conhecida a grandissima difficuldade de obter-se uma collecção das obras de Vieira; e porque são raras as livrarias que possuam completo só o que ha impresso em diversos formatos, e volumes estragados pelo tempo; nos abalançamos a esta empreza, que esperamos vêr coroada pela publica aceitação.

Nunca foi nosso proposito fazer um extenso prologo, nem discursar sobre a vida, os dotes oratorios, e as demais qualidades do P. Vieira, porque tal commettimento demandaria uma serie de estudos que não temos, e que por si só formaria um volume; quizemos unicamente deixar consignado aqui o nosso programma, ou a razão desta nossa empreza. Falta-nos, portanto, para remate do que tinhamos a dizer aos leitores dar satisfação sobre dois pontos: Primeiro. Quanto á ordem da publicação dos Sermões, não seguimos a da antiga edição, não só pelo motivo que deu seu auctor, declarando que não fazia Sermonarios regulares, mas entregava ao prelo promiscuamente os panegyricos, os quaresmaes, os asceticos, etc., como tambem porque intendemos que praticando o mesmo, porém n’outra ordem, offereciamos mais variedade na leitura. Quanto ás Cartas alterámos igualmente a ordem da antiga edição, incluindo na collecção algumas que se achavam impressas d’envolta com outras obras do Auctor; e dei-