Página:A Estrella do Sul.pdf/216

Wikisource, a biblioteca livre
210
VIAGENS MARAVILHOSAS

o cafre não tinha desapparecido mais que duas ou tres horas antes.

Cypriano via-se reduzido a estas conjecturas ácerca da causa d'aquelle desapparecimento, mas taes conjecturas eram bastante obscuras. Que o joven cafre tivesse sido atacado por um animal feroz não era provavel, pois que se não via nos arredores, um unico indicio de lucta sangrenta nem mesmo de desordem. Que elle tivesse desertado para voltar á sua terra, como muitas vezes costumam fazer os cafres, era ainda menos verosimil da parte de um rapaz tão dedicado, e o joven engenheiro de modo algum quiz admittir similhante hypothese proposta por Annibal Pantalacci.

N'uma palavra, depois de se passar metade do dia em investigações, não se encontrou o joven cafre, ficando completamente sem explicação esse desapparecimento.

Annibal Pantalacci e Cypriano formaram um conselho; depois de alguma discussão, resolveu-se esperar até à manhã do dia seguinte para levantar o acampamento. Talvez que Bardik voltasse n'esse meio tempo, se porventura elle apenas andasse perdido atraz de alguma peça de caça, que houvesse podido excitar a sua cobiça de caçador.

Mas, recordando-se a visita feita por um troço de cafres em um dos ultimos acampamentos, pensando-se nas perguntas feitas por esses cafres a Bardik e a Li, e em que elles tinham mostrado receio de verem estrangeiros, talvez espiões, aventurarem-se nas terras de Tonaia, havia algum motivo para imaginar que Bardik tinha sido apanhado por esses indigenas e levado por elles para a sua capital.

Findou o dia com tristeza, e mais lugubre ainda foi a noite. Parecia soprar sobre a expedição um vento de maldição. Annibal Pantalacci estava furioso e calado. Tinham morrido os seus dois cumplices, Friedel e James Hilton, e agora via-se só frente