Página:A Estrella do Sul.pdf/253

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

217


lho de ir buscar ao valle proximo a tenda-abrigo, que trazia sempre nas suas expedições, e um quarto de hora depois já a tinha armado por cima do seu querido doente.

— E agora, disse elle, ouçamos a tua historia, amigo Cypriano, se é que não te cansas muito a contar-m'a!

Cypriano sentia-se com força sufficiente para satisfazer a curiosidade bem natural de Pharamundo Barthés. Demais contou-lhe muito resumidamente os acontecimentos que se tinham passado no Griqualand, porque motivo saíra d'aquelle paiz em perseguição de Matakit e do diamante, os casos mais notaveis da expedição, a triplice morte de Annibal Pantalacci, de Friedel e de James Hilton, o desapparecimento de Bardik, e como finalmente estava á espera do seu creado Li, que devia vir ter com elle ao acampamento.

Pharamundo Barthés escutava com extrema attenção. Interrogado pelo seu amigo sobre se teria encontrado um rapaz cafre com os signaes de Bardik, respondeu negativamente.

— Mas, acrescentou elle, achei um certo cavallo abandonado, que póde muito bem ser o teu.

E logo em seguida contou a Cypriano em que circumstancias esse cavallo lhe tinha caido nas mãos.

— Ha dois dias certos, disse elle, qne andava caçando com tres dos meus bazutos nas montanhas do sul, quando de repente vi desembocar de um caminho profundo um excellente cavallo castanho sem arreios alguns á excepção de uma cabeçada e um bridão que arrastava pelo chão. Via-se claramente que o animal estava indeciso a respeito do que devia fazer; eu chamei-o, mostrei-lhe um punhado de assucar, e elle chegou-se a mim. E ahi ficou prisioneiro o dito cavallo, um excellente bicho, cheio de coragem e fogo, salgado como um presunto...

— É o meu!... É Templar! exclamou Cypriano.

— Pois meu caro amigo, terás o teu Templar, respondeu