Página:A Estrella do Sul.pdf/296

Wikisource, a biblioteca livre
290
VIAGENS MARAVILHOSAS

por escripto o meu direito, para o caso em que podessemos obrigar aquelle tratante a restituir o diamante que tão atrevidamente roubou !

Cypriano pegou n'uma folha de papel em branco e escreveu:


«Declaro que o diamante achado no meu claim por um cafre ao meu serviço pertence, pelas condições do meu contrato de concessão, ao senhor John Stapleton Watkins.

Cypriano Mére»


Ha de confessar-se que esta circumstancia fazia desvanecer todos os sonhos do joven engenheiro. Effectivamente o diamante, se algum dia viesse a apparecer, pertencia, não como presente, mas como legitima propriedade a John Watkins, e d'esta fórma se abria entre Alice e Cypriano um novo abysmo que devia ser cheio com tantos milhões.

E comtudo, se a relamação do fazendeiro prejudicava os interesses dos dois jovens, muito maior prejuizo causava a Matakit! Agora era a John Watkins que elle tinha feito o mal!... Era John Watkins o roubado! E John Watkins não era homem que abandonasse uma acção, pois que tinha a convicção de ter alcançado o ladrão

De modo que o pobre diabo foi apanhado, levado para a prisão, e antes de se passarem doze horas tinha sido julgado, e, apesar de tudo quanto Cypriano disse em seu favor, condemnado a morrer na forca. ... se se não decidisse ou não conseguisse restituir a Estrella do Sul.

Ora, como na realidade elle a não podia restituir, porque nunca lhe tinha pegado, não podia haver a menor duvida no caso, e Cypriano já não sabia o que fizesse para salvar o desgraçado que elle persistia em não julgar culpado.