Página:A Estrella do Sul.pdf/325

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

319


deduzem, como a conclusão de um syllogismo, das premissas postas pelo sujeito.

Se John Watkins não fosse tão aferrado ao lucro, se não tivesse dado importancia exagerada e mesmo criminosa a esses cristaesinhos de carbonio chamados diamantes, a descoberta e a desapparição da Estrella do Sul tel-o-iam deixado ficar frio, — como ficou Cypriano, — e a sua saude, tanto physica como moral, não seria victima de um tal accidente. Mas elle tinha dado toda a sua alma aos diamantes; pelos diamantes devia morrer.

Algumas semanas mais tarde celebrava-se o casamento de Cypriano Méré e de Alice Watkins com muita simplicidade e grande alegria de todos. Alice era agora esposa de Cypriano... Que mais podia ella desejar no mundo?

Demais, o joven engenheiro vinha a ser mais rico do que ella suppunha e mesmo do que elle julgava.

Effectivamente o seu claim tinha, sem elle saber, alcançado consideravel valor em consequencia da descoberta da Estrella do Sul.

Emquanto elle fizera a viagem ao Transvaal, Thomaz Steel tinha continuado a exploral-o, e como essa exploração tinha dado optimos resultados, affluiram offertas para a compra da parte que pertencia ao engenheiro.

Vendeu-a por mais de cem mil francos antes de partir para a Europa.

Alice e Cypriano não tardaram pois a deixar o Griqualand para virem para França, mas antes de o fazerem deixaram seguro o futuro dos tres servos do engenheiro, — Li, Bardik e e Matakit, — obra de caridade a que Jacobus Vandergart quiz associar-se.

Effectivamente o velho lapidario acabava de vender o seu Kopje a uma companhia dirigida pelo ex-corretor Nathan.