Página:A Estrella do Sul.pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre
A ESTRELLA DO SUL

69


republica e póde dizer-se que o novo Estado, fundado no respeito escrupuloso das leis, no livre desenvolvimento das energias individuaes e na instrucção espalhada a flux por todas as classes, poderia ainda servir de modelo a muitas nações, que devem julgar-se mais civilisadas do que um pequeno Estado da Africa austral!

«O Griqualand fazia parte d'elle. Foi então que eu me estabeleci, como lavrador, na propria casa onde estamos n'este momento, com a minha santa companheira e dois filhos que tinha! Foi então que tracei o meu kraal ou cercado para o gado exactamente no sitio da mina onde o senhor trabalha. Dez annos depois John Watkins chegou a esta terra e fez a sua primeira cabana. Ignorava-se então que houvesse diamantes n'estes terrenos; eu por mim tinha tão poucas occasiões, havia mais de trinta annos, de praticar o meu antigo officio, que mal me lembrava da existencia de taes pedras preciosas.

«De repente, ahi por 1867, espalhou-se o boato de que as nossas terras eram diamantiferas. Um boer das margens do Hart achára diamantes até no excremento dos seus abestruzes, até nas paredes de argilla da granja[1].

  1. Este boer chamava-se Jacobs. Um tal Niekirk, negociante hollandez, que viajava por aquellas partes em companhia de um caçador de abestruzes chamado O' Reilly, viu nas mãos do filho do boer uma pedra, com que elles brincavam, e que reconheceu ser um diamante: comprou-a por alguns soldos e vendeu-a por doze mil e quinhentos francos ao governador do Cabo, sir Philip Woodhouse. Essa pedra, immediatamente lapidada e mandada para Paris, figurou na exposição universal do Campo de Marte em 1867. Desde essa epocha tem-se extrahido annualmente do solo do Griqualand um valor medio de quarenta milhões de francos em diamantes. E' curioso que a existencia dos jazigos diamantiferos n'aquelle paiz foi conhecida n'outros tempos, e esqueceu-se depois. Em cartas antigas do seculo XV apparece n'este ponto a nota: Here Diamonds, «Aqui ha diamantes».

    (Nota do auctor)