Página:A Fortaleza de 1810.pdf/1

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


A Fortaleza em 1810

POR

J. BRIGIDO.

I

Planta da cidade. Primeiros edificios. Rua do Cajueiro. Pleito. Açougue. Aldeiota. Primeiras egrejas. Mudança dos indios. Marinha.

Breve estarão perdidos, para a chronica da cidade da Fortaleza, dados importantes, que se encontrão nos livros do antigo senado da camara, sobre o seo desenvolvimento e progresso. O modo, por que se forão projectando as suas ruas a configuração, que a povoação teve primitivamente ou foi adquirindo, e as modificações que foi soffrendo, são curiosidades, que interessão aos que costumão julgar da actualidade pelo que foi o passado, aos que desejão saber que causas induzirão a erros ora reconhecidos.

Além da má lettra, com que estão lançados os assentos do senado da Fortaleza, já agora bem dificeis de decifrar, e da tinta, que vae cedendo á acção do tempo a pessima conservação dos papeis nos archivos da provincia e o despreso, em que geralmente se tem os livros de catadura feia, concorrem para que dentro em pou. cos annos não reste cousa alguma dessas antigualhas e para que se ignorem as origens desta aprazível cidade, destinada a ser uma das mais populosas do norte do Brazil.