Página:A Patria Brazileira.djvu/118

Wikisource, a biblioteca livre
— 102 —

formou uma immensa linha recta, de uma perfeição completa, e avançou rapida, ameaçadora, fremente, rugindo, levantando espuma e levando deante de si tudo quanto encontrava no caminho, troncos de grandes arvores, galhos etc. Em certo ponto do rio desappareceu de subito, parecendo como mergulhar, indo surgir mais violenta, mais ruidosa, algumas braças adeante.

Não pude mais vêl-a; formava ahi o rio uma curva, que me tirava a vista. Disseram-me que assim continuava ella até á juncção dos rios Guarná e Capim, em uma distancia de 9 milhas pouco mais ou menos, dividindo-se em duas partes, internando-se cada uma dellas pelos dois rios.

Calculam em 18 a 20 milhas por hora a marcha da pororóca.

Immediatamente depois da passagem do assombroso phenomeno, tor naram-se extremamente agitadas as aguas, levantando ondas, a que dão o nome de banzeiros, e que se iam quebrar violentas na praia. O rio encheu subitamente, de modo que em 3 ou 4 minutos a agua havia crescido de 4 a 5 pés.

Muito se tem escripto acerca da pororóca, mas ainda ninguem conseguiu explicar esse assombroso phenomeno.

Diz-se geralmente que o impulso das aguas do rio e a repulsão que soffrem das do mar motivam a pororóca. Entretanto, manifesta-se também ella em alguns rios e em alguns logares, onde é absolutamente nulla a influencia do mar, como no rio Purús, na distancia de 690 milhas da foz.

A que eu vi, surge de uma pequena ilha, formada pelo Guajará, a 80 milhas da sua fóz. Levanta-se, no momento em que começa a enchente, uma onda que cresce e corre, caminhando, para a nascente do rio. No momento da vasante, as praias, que circumdam a ilhota, acham-se completamente descobertas, e de repente, do lado que olha para a nascente do rio, levanta-se a onda, que se transforma em pororóca.»

Até 1867 era o Amazonas navegado exclusivamente por embarcações nacionaes, a despeito de pedidos e reclamações de paizes aos quaes a livre navegação poderia interessar, entre outros a Inglaterra e os Estados Unidos da America do Norte.