Página:A Patria Brazileira.djvu/161

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 145 —


istas enérgicas do denodado General Argollo Ferrão, Visconde de Itaparica, lieróe de memoráveis feitos durante toda a campanha.

Transposto o obstáculo com verdadeiro pasmo do Dictador do Paraguay, que o considerava intransitável pelas seguranças que a respeito lhe deram seus engenheiros militares, foi Caxias recebido pela Esquadra, que o conduziu onde o destino e seu génio militar o chamavam.


Então, em triumphos consecutivos, no celebrado mez de Dezembro de 1868, de victoria em victoria — Itororó, em 6, Avahy, em 11, Lomas Vallentinas, em 21, An- General Argoiio.

gustura, em 30, entrou

em Assumpção, capital do Paraguaj′, no dia 5 de Janeiro de 1869.

Em Itororó, na passagem pela tremenda ponte onde o Exercito deixou milhares de soldados, Caxias pelejou a peito descoberto, incitando com o exemplo seus bravos commandados; e, o valente Coronel Fernando Machado, ao investil-a com verdadeiro heroísmo, cahiu morto gloriosamente no meio de seus soldados.

Feridos foram, entre outros, os bravos Coronéis Hermes e Deodoro da Fonseca, irmãos do Capitão Hyppolito e do Alferes Aífonso, victimados em CurupaUy, como já vos dissemos. -