Página:A Patria Brazileira.djvu/218

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
202


a denominação de — Paschoal —, em homenagem á cerimonia catiiolica da Paschoa, cujo oitavario se celebrava então. Continuando a avistar a terra, que se prolongava, julgou,

_ entretanto, Cabral ter

descoberto uma simples ilha, a que chamou Vera-Critz, nome que foi mais tarde, talvez em 1504, substituído por — Brazil —, devido a existência no paiz de abundantes mattas de uma madeira avermelhada, própria para a tinturaria, c chamada — páu brazil — por sua similhança com a cor da ])raza.

Procuraram os portug uezes estabelecer relações com os naturaes do paiz, e buscando um ponto apropriado para fundear a frota, encontraram-no excellente e abrigado, chamando-o Porio-Scgitro.

Em terra, ergueram uma grande cruz, end)lema da Religião Catholica, com as armas de Portugal, sendo em um pequeno ilhéo, que designaram pelo nome de — Coroa Ver-vicl/ia —, celebrada uma missa, pelo capellão da frota, Frei Henrique, cerimonia que se repetiu em 1° de Maio.

No dia 2, Cal)ral fez partir para Lisboa um de seus navios, sob o mando de Gaspar de Lemos (*), com o fim de levar a

V*} Mailoso Maia, Lições de Historia do Brazil. — Oliveií-a Lima, O descobrimento do Brazil (iMcmoria) 1905. — Oiilros, como Capistrano de Abreu e Cândido Mendes, seguem a ojiinião de Gaspar Coriea que diz ter sido André Gonçalves o mensageiío de Cabr.il.