Página:A Patria Brazileira.djvu/223

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 207 —


O General Savaget é ferido nesta acção. Novos encontros se dão, sempre derrotados os conselheiristas, sendo mais salientes os de Macamhira, em 27 de Junho, onde é morto por bala o Coronel Thompson Flores, Gommandante da terceira brigada; e o de FavelJa, em 28 do mesmo mez, onde perde também a vida o Tenente Coronel Tristão Sucupira de Alencar Araripe, Commandante do 12° batalhão de infantaria.

Estreita-se então de dia a dia o cerco á cidadella de Canudos,

, T n., Arthur Oscar.

recebendo, emnm, o centro do

fanatismo o golpe considerado decisivo, no dia 25 de Setembro, com um assalto levado a eíFeito por forças do regimento de policia do Estado do Pará, ás quaes mais tarde também se alliaram contingentes da policia do Amazonas, secundando o esforço a artilheria ao mando do Coronel Olympio da Silveira.

Logo no começo da lucta é ferido o Coronel Sotéro de Menezes, Commandante Geral do regimento paraense, que passa o commando ao Tenente Coronel António Sérgio Vieira da Fontoura, Commandante do 2° corpo, que era justamente o empenhado na lucta.

Ferido o Coronel Sotéro, a destemida força paraense, deante do encarnecimento da lucta, naturalmente tem um momento de indecisão, mas o sangue frio e a bravura do novo Gommandante asseguram o triumpho.

«O Commandante Fontoura», diz uma testemunha de vista, «que não houvera recebido instrucções sobre o plano concebido para aquelle combate, traça rapidamente na imaginação um plano, mediu a probabilidade de cada pró e contra, tudo num ápice, e tomou uma resolução luminosa.