Página:A Patria Brazileira.djvu/255

Wikisource, a biblioteca livre
— 239 —


auxiliar de digestão, advertindo-os, porém, da conveniência de não se

excederem, e noto que a muitos aproveita o conselho Além de ser

fructa alimentícia, abundante, como acabo de mostrar, de substancias mucilaginosas, o mamão contém fermentos digestivos, que muito aproveitarão nas moléstias do estômago, intestinos e nas espécies da nutrição.

Quero crer que o uso systematico do mamão todas as manhãs — durante 30 ou mais dias — daria importantes resultados nesses casos.

Ás horas mais cálidas do dia, entre as refeições, é que o mamão mais agrada; é, porém, pela manhã, ou no fim da refeição que mais aproveita, não havendo abuso, sua acção digestiva.

Uma talhada vale, então, uma dose de maltina ou de papaina...» (*)

A banana, muito abundante entre nós, possue notáveis propriedades alimentícias, que a tornam uma fructa de primeira ordem.

Muito saborosa, é bastante apreciada no paiz e mais ainda na Europa, que a importa em grande escala de diíferentes mercados.

Sobre esta excellente fructa o D Duarte Guimarães, de Minas Geraes, dá o auctorizado attestado, que vamos pôr sob vossos olhos, como matéria instructiva e de muita utilidade pratica:

«A farinha de banana é hoje uma das substancias mais usadas como alimento e de emprego na therapeutica, em quasí toda a Allemanha, Ásia, Africa, Estados Unidos do Norte e no Brazil, tanto que ja temos a felicidade de possuir algumas fabricas muito bem installadas com os mais aperfeiçoados apparelhos adquiridos na Europa, com seccadores e vaporisadores próprios á preparação das bananas sêccas em fatias para grande exportação para os paizes extrangeiros, além da exportação em bruto, que mantém o commercio de Santos e Santa Catharina com a Republica Argentina, ha longos annos, por conhecerem os argentinos ser este fructo um importante alimento.

(*) Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, edição de 6 de Fevereiro de 1905.