Página:A Patria Brazileira.djvu/26

Wikisource, a biblioteca livre
— 10 —

kilometros quadrados de superficie, povoados por tres milhões de habitantes, podendo ser comportada por aquelle Imperio — duzentas e oitenta e nove vezes —, vive tranquilla, feliz, progredindo incessantemente.

Ao Brazil, paiz novo e riquissimo, ainda não convenientemente explorado em qualquer dos ramos da actividade humana, bastaria talvez uma população laboriosa, egual á dos Estados-Unidos da America do Norte — setenta e seis milhões de habitantes.



Capitulo III



Limites e fronteiras



O Brazil está situado na parte mais oriental da America do Sul, e confina com todos os paizes alli comprehendidos, á excepção do Equador e do Chile: — ao norte, a Columbia, a Venezuela, as Guyanas, franceza, hollandeza e ingleza, e o Oceano Atlantico; ao sul, a Argentina e o Uruguay; a léste, o Oceano Atlantico; a oéste, a Argentina, o Paraguay a Bolivia e o Perú.

As fronteiras brazileiras não estão, porém, definitivamente fixadas com alguns desses paizes, dependendo ainda de negociações diplomáticas os limites com a Bolivia e outras Republicas.

Com relação á Gujana Ingleza, existe o tratado de 6 de Novembro de 1901, entre os Governos Brazileiro e Inglez, submettendo o assumpto á arbitragem do Rei da Italia.

Este tratado foi negociado em Londres pelo Dr Joaquim