Página:A Patria Brazileira.djvu/295

Wikisource, a biblioteca livre
277


A Villa Operaria tem a sua banda de musica.

Aos domingos, a população entrega-se a variadas diversões, nas quaes se distingue o espirito imaginoso do intelligente e vivaz povo bahiano, tão sympathico e tão original.

Ás dez horas da noite apaga-se a luz no pateo central e todo o mundo recôlhe-se então ás suas casinhas. Fecham-se então as cancellas. A ninguém é vedado sahir. Apenas obrigam aos que o querem fazer a prevenir o porteiro. Nenhum constrangimento, mas toda a di-ciplina. Sem o que, em quinze dias a taberna invadiria a Villa e todos os esforços se reduziriam a zero.

Mas ainda não disse o que de mais importante ao olhar do visitador oíferece a organização da Villa Operaria de Bôa Viagem: cada chete de familia operaria, decorridos cinco annos da entrada na casinha, tendo pago com pontualidade seus alugueis mensaes, tornase dono e proprietário da mesma e recebe titulo relativo, ficando para todo o sempre dispensado de qualquer ónus para com o Empório.

Tendo sido fundada em 189<S a Villa, este anno já são vários os operários que vão receber esses titulos.

Si levarmos em conta a relativa baixa de salários, que a

concorrência impõe aos donos Mandada erigir por deliberação dos accionistas

do Empório do Norte. da fabrica, e a excellente con-

strucção em tijolos das casinhas, a economia annual de 168$ que cada familia faz com a isenção do pagamento do aluguel, ver-se-á que o Empório encaminhou com resultados práticos e immensamente vantajosos para seus operários a solução do problema das casas operarias. No centro do pateo, uma estatua de mármore perpetua a effigie do

Estatua de Luiz Tarquinio