Página:A Patria Brazileira.djvu/337

Wikisource, a biblioteca livre
— 317 —


Estava ganha a victoria, pelo menos na opinião de todos os jnizes desinteressados que não podiam acceitar a reforma serôdia das clausulas do concurso.

É inútil accrescentar que a população de Pariz saudou freneticamente o vencedor, tomando alli quasi toda a imprensa a defesa do seu direito ao premio Deutsch, galharda e legitimamente ganho.

Seguiram -se, orno era natural, applausos que echoaram pelo mundo ifiteiro, em honra ao Brazil e ao illustre brazileiro que tanto avançara a resolução do intrincado problema da dirigibilidade dos balões.

Eífecti vãmente, pretendam embora o contrario seus emulos, nunca antes deste dia um aeronauta realizou a execução completa dum programma de tal natureza. Essa gloria coube ao Snr. Alberto dos Santos Dumont.


No dia 4 de Novembro seguinte, sob a presidência do Príncipe Rolando Bonaparte reuniu-se a commissão julgadora das provas apresentadas para o concurso ao premio Deutsch, e foi approvada por 13 votos contra 9 a proposta que o conferia sem restricções ao digno aeronauta. Essa maioria foi devida aos sábios membros do Instituto de França que faziam parte da commissão: Cailletet, Bouquet de Lagrye, E. Mascart e Juho Violle.

Santos Dumont recebeu, no dia 5, os 100.000 francos, e, de accordo com o que já annunciára, assim os distribuiu: 50.000 francos para os pobres da cidade de Pariz, 20.000 ao seu secretario e infatigável companheiro de trabalho Emmmuel Aimé, e os restantes 30.000 aos operários que o coadjuvaram tão valiosamente nesta rude campanha.

O Congresso Brazileiro votou-lhe um premio de 100. 000000; e o Presidente da Republica mandou cunhar uma medalha especial de ouro para testemunhar ao nosso dislincto praticio sua admiração pessoal; de todas as associações mais importantes do paiz recebeu elle telegrammas de calorosa felicitação.

Em Londres não foram menores as demonstrações de apreço ao grande saccessor de Bartholomeu Lourenço de Gusmão. No dia 23 de Novembro offereceu-lhe Lady Gray um esplendido banquete, a 25 o Aero Club de Londres fez-lhe obsequio egaal, e a 26 o Dr. Joaquim Nabuco, Ministro do Brazil naquella capital, offereceu-lhe outra sumptuosa festa.»

Santos-Dumont, entretanto, não serena o enthiisiasmo;