Página:A Patria Brazileira.djvu/339

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
319 —


Capitulo 10

Religião e instrucçáo

Descoberto o Bmzil por navegantes de Portugal, nação essencialmente catholica, não poderia deixar de ser esta a religião implantada no paiz.

Assim, o primeiro ponto avistado por Alvares Cabral recebeu, como já vos dissemos, a denominação de — Monte Paschoal, que ainda conserva, traduzindo uma homenagem ás festas da Pasci toa, celebradas naquelles dias.

Seu primeiro cuidado ao desembarcar na terra descoberta foi, como também já vistes, mandar celebrar o Santo Sacrifício da Missa, erguendo de prompto o emblema da religião de Ghristo, — a Cruz —, assumpto que inspirou ao notável pintor brazileiró Victor Meirelles o bello quadro que adeante vos damos a apreciar.

A própria denominação dada immediatamente á nova terra — Vera-Qmz — é mais uma significativa homenagem á Religião Catholica.

Não é só: a catechese iniciada pelos jesuítas, de que já vos demos noticia no capitulo anterior, foi chamando ao grémio da mesma religião os indígenas brazileiros.

Em matéria religiosa, ficou então o Brazil dependente do Bispado portuguez do Funchal, de que somente em 1551 foi desannexado, para constituir uma diocese especial, suíFraganea do Arcebispado (,le Lisboa.

O primeiro Bispo do Brazil, com sede na cidade de S. Salvador, foi D. Pêro Fernandes Sardinha, que, intentando uma viagem a Portugal, para tratar justamente de negócios da diocese, teve a desgraça de naufragar em uns baixios