Página:A Patria Brazileira.djvu/359

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 339 —


Hoiitem mesmo, ao Sr. Presidente da Republica foram dirigidas, quer pessoalmente, quer por meio de cartas e telegrammas do paiz e do extrangeiro, iiinumeras manifestações de pezar pela morte do inditoso Marechal, gloriosamente ferido no seu posto de honra. S. Ex. recebeu egualmente muitas congratulações por haver escapado illeso de tão reprovável ataque.»

Interpretando os sentimentos do povo, a Camará dos Deputados, em sessão de 8 de Novembro, votou uma moção que mandava inscrever «na cicia, recommendando á jjosteyHdade, o nome do glorioso soldado hraziJeho, morto no posto de honra e do dever», além de se congratular com o paiz pela salvação da vida do Presidente da Republica.

No Senado teve logar idêntica manifestação, pronunciando, entre outros, o D′ Ruy Barbosa elocpientissima oração, cujo grandioso fecho foi uma bellissima invocação a Deus em prol da pátria amada.

Os funeraes do Marechal Bittencourt foram feitos á expensas do Estado, e o D′′ Prudente de Moraes, em uma mensagem especial ao Congresso, pondo em evidencia que aquelle deixara «em condições precárias numerosa familia, composta de viuva, cinco filhos menores e seis filhas», pediu para ella uma pensão, que o Congresso, por lei de 10 de Dezembro do mesmo anno, votou, concedendo a quantia mensal de 500$ á viuva e a de lOOS a cada um dos filhos menores e filhas do Marechal, sem prejuizo do montepio que as leis já lhes

garantiam.

É assim constituído o quadro da Armada Brazileira:

Corpo da Armada.

1 Almirante.

2 Vice-Almirantes. 10 Contra-Almirantes.

20 Capitães de Mar e Guerra.