Página:A Patria Brazileira.djvu/96

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
— 80 —


Commercio de expoyHação:— Exporta café, assacar, sendo sua industria fabril a mais imiortante e desenvolvida do Brazil.

Cajntal da União Brazil eira — A cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro é um dos grandes centros commerciaes do mundo e o mais importante na America do Sul.

O actual Districto Federal, entretanto, não é a Capital definitiva da Republica.

A Constituição de 24 de Fevereiro de 1891 declarou no art. 3. pertencente á União, no planalto central da Republica, uma zona de 14.400 kilometros quadrados para se estabelecer ahi a futura Capital, passando a actual a constituir um novo Estado. Cumprindo a disposição constitucional, o Governo Federal organizou em Maio de 1892 uma commissão, sob a chefia do D′ Luiz Cruls, Director do Observatório Astronómico do Rio de Janeiro, destinada a demarcar a nova zona.

«É evidente», diz o D′ Cruls em seu relatório de Julho de 1894, «que por planalto central se deve entender a parte do planalto brazileiro mais central em relação ao centro do território, isto é, mais próximo deste. Esta é, indubitavelmente, a única interpretação exacta da expressão ′planalto central, que figura na Constituição. Admittido isto, examinemos qual a configuração que apresenta o planalto brazileiro, cujas altitudes, segundo os geographos mais auctorizados, variam entre 300 e 1000 metros ou superior a mil metros. A única parte, porém, deste planalto, que nos interessa, é evidentemente a mais elevada; portanto só trataremos daquella cuja altitude é de mil ou acima de mil metros. Este planalto occupa grande parte dos Estados do Rio de Janeiro e Minas Geraes, parte menor do de Goyaz, e extende-se, sob forma de fachas estreitas, uma na Bahia, a leste do rio >S′. Francisco, outra a oeste deste mesmo rio até os limites do Estado de Goyaz com os do Maranhão e Piuuhy, outra finalmente ao longo do littoral, em direcrão ao sul até o Rio Grande. Eis em traços largos a configuração geral do planalto brazileiro, que nos interessa directamente. Desse pl;ui;dto, porém, a única parte á qual cabe a denominação de central d aqublla que se acha nas proximi-