Página:A Reforma da Natureza (12ª edição).pdf/25

Wikisource, a biblioteca livre

como o Coronel Teodorico come uns dois ou três quilos de coisas por dia. Se fosse do tamanho duma pulga, contentava-se com iscas de coisas. O que ele come num dia dá para alimentar um milhão de formigas por um mês. Se Dona Benta e tia Nastácia não conseguirem harmonizar os homens lá na Europa, eles continuarão a matar-se nas guerras até não ficar nem um só para remédio.

— E se acontecer isso, quem você acha que vai tomar conta do mundo? — perguntou a Rã.

— As formigas, disso não tenho a menor dúvida. São inteligentíssimas. A idéia delas, de fazerem suas cidades no fundo da terra, é a melhor idéia que existe. Só com isso já escapam de mil coisas, de cem mil perigos — até dos bombardeios aéreos. Que é que os homens fazem para se libertar dos bombardeios? Imitam as formigas — afundam pela terra a dentro. Nas zonas arrasadas pela guerra não ficou animal nenhum — mas as formigas ficaram. Só elas — imagine que beleza!

— Mas as formigas me parecem atrasadas em muitos pontos — tornou a Rã. — Nem asas têm ...

— Como não têm? Têm quando querem. No tempo da "ovação", o céu fica cheio de formigas de asas. Depois descem para abrir buraquinhos e pôr os ovos, e a primeira coisa que fazem é sacudir o