Calcula-se que, das despesas totais da União durante a luta separatista, uma quarta parte eram de caráter fraudulento e criminoso. Em 1862, no Michigan, uma violenta moção, adotada pelo Congresso do Estado, exige, para os ladrões públicos, para os salteadores do Tesouro, a instituição da forca. Com as duas administrações do General Grant o devorismo administrativo chega à preamar, De 1868 a 1871 irrompe, com o Tweed Ring, “o escândalo que mais fez pelo descrédito da democracia americana”.
Em Nova York, a maior das capitais americanas, tamanha chegou a ser outrora a corrupção política que a Assembléia Municipal obrigou os seus membros a tomarem, por juramento, o compromisso de não venderem os seus votos.
Não há muito que o Dr. Albert Shaw denunciava, na Reviews of Reviews, o regímen ferroviário dos Estados Unidos como um sistema de malversação geral, em que uma oligarquia de plutocratas absorve a nata da produção do país, embolsando sorrateiramente centenas de milhares de milhões de dólares.
Lincoln Steffens, autor de dois livros tremendos, A Vergonha das Cidades e Luta pela Democracia (Self Government), brada, à boca cheia, que já não há, nos Estados Unidos, “governo do povo pelo povo para o povo, mas o governo do povo pelos velhacos, para os