Página:A lavoura e a guerra.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
30

dignos de elojio e de imitação, muito embora pareça que a observancia de tais leis não se dè com o desejado rigor, vista a defeituosa fiscalisação que os municipios exercem.

Estudada, assim, essa população da orla marinha, vê-se claramente que não é de semelhantes homens que se poderá esperar a intensificação espontanea, ou lembrada apenas pela ambição ou pelo conselho, da cultura dos campos. Embrutecidos pela diamba; sem luzes intelètuais, pois são na quasi totalidade analfabetos; sem a noção clara da idéa de patria e portanto sem o sentimento que esta idéa desperta, porque ainda na quasi totalidade vivem sem organização juridica, que permita a constituição da familia, célula necessaria daquele organismo politico-social—têm ainda esses nossos patricios, felizes como epicuristas, mas infelizes como cidadãos, para lhes enervar o espirito e amortecer a dignidade, o calor excessivo que os deprime e a monótona zoada do mar, que parece embalá-los num prolongado repouzo improdutivo. Numa atmosfera quente e humida, como que se exalta a ação hipnotica de um murmúrio qualquer, pelo cansaço sensorial, mais pronto, que se opera:é assim que o cabôclo das praias é o dorminhoco por excelencia. A defeza nacional, em tal gente, apenas se poderá entender pela natalidade : o caboclo das praias procria muito. Mas de que serve esta defensiva reação especifica, se não ha cultura social para tal projenie?

Deixando a órla atlántica, vejâmos o que se poderá encontrar nas zonas fluviais. A mesma indolencia, a mesma inaptidão. Aqui,ás causas nocivas do analfabetismo, do uso intemperante do alcool e da diamba, veem sobrepôr-se, como parcela assustadora, pelo seu demaziado valor, moléstias como c impaludismo, a ancilostomiase, a leishmaniose, a sifiles, a lepra, para não falar senão daquelas entidades morbidas que mais avultam, pela frequencia e extensão, no quadro nosolojico do estado. A' conta das duas primeiras, pode-se principalmente levar a incapacidade funcional do maranhense. O caráter letárgico do povo não é uma resultante apenas de condições etnicas e climáticas, agravada pela falta de