Página:A maçonaria e os jesuitas.djvu/21

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


— 15 —


braços: teremos o dedinho do successor de Pedro envolvido na conspiração, e este dedinho vale, em tal cruzada, todos os Urbanos II e S. Bernardos da Christandade.

« Não duvidamos chegar a este termo supremo de nossos esforços; mas quando e como? Ainda se não acha desembaraçada a incognita. Sem embargo, como nada nos deve desviar do plano traçado e, pelo contrario, tudo deve concorrer para elle, como se o exito feliz devesse coroar desde o dia de amanhã a obra apenas planejada, queremos nesta instrucção que ficará secreta para os simples iniciados, dar aos propostos da Venda Suprema conselhos que elles deverão transmittir á universalidade dos irmãos, sob a fórma de doutrina ou memorandum. Importa principalmente, usando de certa discrição cujos motivos são palpaveis, nunca deixar presentir que estes conselhos dimanam, das ordens desta Venda. Manobra-se ahi em demasia com o clero para que possamos a esta hora brincar com elle como com um desses pequenos soberanos ou príncipes que um sopro faz desapparecer.

« Pouco ha que fazer com velhos Cardeaes ou Prelados cujo caracter é bastante decidido: é mister deixar os incorrigíveis á escola de Gonsalvi, ou procurar nos nossos arsenaes de popularidade as armas que lhes tornarão ridículo ou inutil o poder quando o tiverem nas mãos. Uma palavra que se inventa com habilidade e se tem a arte de derramar no seio de certas familias honradas e escolhidas para que dahi desça aos botequins e destes ás ruas: uma palavra póde algumas vezes matar um homem. Se um padre chegar de Roma para exercer alguma funcção publica nos confins da província, indagai logo qual é o seu