Página:A morgadinha dos canaviais.djvu/435

Wikisource, a biblioteca livre
161

sespero ou de susto, sem nem ao menos erguer o tom de voz, où modificar a inflexão affavel, que lhe era natural, preparou um quarto para Henrique e n’elle todos os aprestes que o seu grave estado pedia, dirigiu os primeiros soccorros com intelligencia e efficacia, mandou chamar o cirurgião, enviou a Alvapenha parte do succedido, e ordenou que procurassem Magdalena, occupando n’isto a menor gente possivel, e deixando a outra toda como alimento á impaciencia de sua mãe.

A indole de Christina tinha d’estas energías essencialmente feminis e sympathicas. Não era para o salão que se formára e educára o ingenuo e meigo caracter da prima de Magdalena. Ahi tomava-a um acanhamento, que já não conseguiria vencer, mas nas lides domesticas, na vida do lar era d’essas corajosas luctadoras, a quem a desventura não derruba, cuja intelligencia por tudo se reparte; d’estes genios providenciaes, que pairam sobre o estreito horisonte da familia, activos, laboriosos, achando nas fadigas um prazer, nos sacrificios estímulos para maïs amar, nos sorrisos que provocam, nas dores que alliviam, nas lágrimas que enxugam, premio bastante para compensar as peñas que soffrem.

Mulheres são estás nascidas para serem esposas e mães, o que é quasi o mesmo que dizer: nascidas para serem mulheres.

A chegada de D. Dorothéa, que acudiu apressada logo que soube o que succederà ao sobrinho, não dispensou Christina d’estes cuidados, que voluntariamente tomára.

Comquanto a senhora de Alvapenha fôsse maïs razoavel do que D. Victoria, e de temperamento menos susceptivel d’aquellas inuteis effervescencias, em que está se deixava arrebatar, não era tambem mulher para casos d’estes.

Na sua longa vida de celibataria sem familia, D. Dorothéa perderà où embotára a faculdade pre-