Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/105

Wikisource, a biblioteca livre
- 103 -
Molho

Faz-se n'uma panella com o caldo do liquido em que estava o peixe, deita-se numa panella clara e limpa e engrossa-se com farinha de trigo, manteiga e agua sufficiente, azeitonas ou alcaparras só e camarões.

Este molho colíoca-se no prato á roda do peixe.

Fritada de camarões

Põe-se n'uma panella, azeite doce, manteiga é gordura, um pouco de cada uma, cebolas picadas muito miúda e em quadros, um dente d'alho pisado, um pouco de sal, pimenta do reino e frege se, quando louro, deita-se dentro camarões, palmito cosido, ostras e deixase cosinhar em leite de coco ou de vacca, quantidade pequena, conforme o tamanho da fritada.

Deixa-se seccar um pouco, mas, que o conteúdo fique molle, bate-se 6 claras, bem batidas, mistura-se ás gemmas, e bate-se, então envolve-se a fritada num pouco de ovos e põe-se a maior parte dos ovos batidos em cima para cobrir toda, e introduz-se em differentes lugares em cima, mas, que não appareçam, cobre-se com um texto de brasas em cima ou vae ao forno para assar.

Rabiolis

Faz-se uma massa de meio kilo de trigo, 6 ovos e sal; amassa-se muito bem e estende-se. Faz-se- uns pasteis, pequenos de gallinha picada miudinho com todos os temperos e jogam-se estes pasteis no caldo da gallinha, temperado, e apenas dá-se uma fervura.

E' preciso que o caldo esteja fervendo.

Tambem póde-se fazer de carne batida, e no caldo de vacca deitar os pasteis.

Arranja-se no prato os pasteis e cobre-se com molho de tomate, e queijo parmesão, ralado.

Muquéca Bahiana

Faz-se de peixe ou gallinha.

Faz-se um picadinho de carne de gallinha ou