Página:A sciencia no lar moderno, Eulália Vaz.pdf/126

Wikisource, a biblioteca livre
- 124 -

e deita-se em seguida um pouco de caldo para cobrir os bifes que já devem voltar á frigideira com uma colher de manteiga, quando começar a ferver, junte-se salsa, cebolinha, cebola e cenouras picadas, tempera-se com sal e pimenta; deixa-se a carne a ferver de vagar 2 a 3 horas.

Meia hora antes de jantar ou almoço accrescentase uma colher de farinha picada para engrossar, um pouco de pimenta em pó e cebola picada frita separada em manteiga.

Croquetes de carne

Pique-se uma porção de carne de vacca e batase bem com uma cebola, choriço picado, miolo de pão molhado em caldo de carne, uma colher de farinha, sal, pimenta, nóz-moscada ralada, e salsa verde picada. Deite-se tudo n'uma cassarola com gordura ou manteiga e deixe-se cosinhar; forme-se os croquetes e envolvam-se em clara de ovo, polvilhando-os com farinha, de trigo ou pó de rosca. Deita-se uma frigideira ao fogo com gordura e bem quente ; deite se-!he dentro os croquetes collocando-os um a um. Quando tiverem tomado côr, tire-se do fogo escorrão-se e enfeite-se com salsa frita.

Churrasco

Esfregue-se bem com sal, alho pizado e manteiga, um pedaço de carne de peito e costellas. Colloque-se em seguida no espeto, em brazas vivas, de modo que toste bem a carne por fora e em sangue no interior.

Também se pode assar ao forno bem quente. A' hora de ir para a meza passa-se-lhe manteiga.

Lombo de vacca

Bata-se um pedaço de carne e unte-se com um molho composto de salsa, pimenta, vinagre e um pouco de gordura. Deixe-se ficar n'este molho duas horas; depois deste tempo passado põe-se a carne, virando-se de vez em quanto e molhando-se com molho e man-