Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/222

Wikisource, a biblioteca livre
214
CHELICUT.
panhar Ozoro-Turinga, uma das irmãs do Ras, de volta a Antálo. O mascal foi mantido este ano com esplendor incomum e com muita participação; todos os principais chefes demonstrando grande ansiedade para provar sua ligação com o Ras: um número maior de gado do que o habitual foi morto na ocasião e, para usar uma frase empregada pelo escriba favorito do Ras, "o maiz fluía em abundância, como as águas de um rio. "
As inclinações favoráveis ​​do Ras em relação ao Sr. Pearce não duraram, no entanto, enquanto se esperava, os inimigos deste recuperaram sua influência anterior e logo depois provocaram uma ruptura absoluta; naquela ocasião, o Sr. Pearce declarou corajosamente, na presença de Ras, que, a menos que fosse mais bem tratado, iria até o Galla, que ficava na fronteira de Lasta, e ofereceria seus serviços a Gojee, seu chefe. O Ras, que detinha o Galla em detestos peculiares, ficou tão furioso com essa ameaça que lhe disse que impediria que ele executasse esse plano, mas que era bem-vindo aonde quisesse, desde que nunca visse. o rosto dele novamente.
Em conseqüência dessa briga, o Sr. Pearce despediu-se dos poucos amigos que havia deixado e partiu de Antálo em sua mula, com a presença de dois criados, um menino e uma menina que, por tratamento gentil, ficaram muito apegados ao seu serviço. Sentiu-se duvidoso, a princípio, de que maneira deveria dirigir seu curso, mas, sendo informado de que era viável o caminho de Lasta para Gondar, resolveu virar a mula para o sul e estar ansioso para sair da vizinhança de Antálo, antes que sua briga com os Ras se tornasse conhecida, ele viajava dez horas por dia, o que em dois dias o levou à província de Wojjerat.
Diz-se que os habitantes deste distrito descendem dos soldados portugueses, que se estabeleceram no país em meados do século VII, e se orgulham da distinção que essa circunstância confere. Constituem uma das raças de homens mais poderosos da Abissínia, sendo maiores em estatura e mais robustos em proporção do que a maioria dos nativos, e sua