Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/232

Wikisource, a biblioteca livre
224
CHELICUT.

própria manta (que pertencia a um de seus servos) que havia sido colocada como cobertura em sua cama; não deixando nada para trás, a não ser as roupas que vestia e o mosquete, que felizmente colocara embaixo do travesseiro.

Felizmente, no mesmo dia em que isso ocorreu, alguns dos soldados de Ras Welled Selassé passaram por Inchetkaub, que gentilmente se interessaram por sua causa, e imediatamente partiram em busca dos fugitivos. No dia seguinte, a menina foi presa e, sendo levada diante de Ras Gabriel, confessou o caso todo. Dessa maneira, o Sr. Pearce recuperou alguns dos artigos, mas o diário, a bússola e os documentos foram irremediavelmente perdidos, devido ao fato de o irmão ter efetuado sua fuga e, em conseqüência, a senhora foi obrigada, por Ras Gabriel, a deixar seu "alwe", (ornamentos de prata usados em volta dos tornozelos e pulsos) que foram dados aos servos do Sr. Pearce, em compensação pela manta que havia sido roubada.
Esse fato desagradável, juntamente com sua doença, removeu em grande parte o desejo do Sr. Pearce de avançar pelo interior do país e, além disso, descobriu logo em seguida por intermédio alguns de seus companheiros do Tigré, que o Ras Welled Selassé estava em risco de ser atacado pelos Galla, que haviam avançado, como foi relatado, até as proximidades de Antálo, decidiu voltar imediatamente: pois, apesar do tratamento que recebera do Ras, ainda sentia um considerável grau de apego pessoal a ele; e com o verdadeiro espírito pertencente aos seguidores de um chefe feudal, que absorvera em sua estadia no país, não pôde suportar a ideia dele ser dominado por seus inimigos. Em conseqüência desta resolução, em dezembro de 1807, (a desordem em seus olhos havia diminuído), se despediu de Ras Gabriel, por quem nutria um grande respeito e que, em troca, havia ficado muito satisfeito com sua conduta, que o presentou, na despedida, com uma mula, uma quantidade de pólvora e balas e cinco wakeas de ouro, e enviou com ele um de seus mensageiros confidenciais, para falar em seu favor ao Ras.
No dia 24, chegou a Mishekka, onde se depararam com outra queda de neve, tão espessa no chão que foi com dificuldade que eles fizeram a sua