Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/24

Wikisource, a biblioteca livre
16
CABO DA BOA ESPERANÇA.
não encontrei residências mais agradáveis como as do Cabo. A limpeza e conveniência das casas, a salubridade do clima e a grandeza das montanhas adjacentes fazem da Cidade do Cabo, exceto durante a prevalência dos ventos do sudeste, um local de morada mais desejável; e os muitos passeios bonitos e residências rurais bem protegidas das redondezas tornam as regiões adjacentes sempre agradáveis. Para uma pessoa que gosta do sublime, o cenário aqui não poderia deixar de interessar; se gosta de plantas, a infinita variedade de espécies encontradas perto da cidade lhe daria diversão sem fim; e se inclinado aos encantos das relações sociais, poderia, naquele momento, ter sido gratificado, misturando-se em uma sociedade, talvez igual a qualquer outra na Inglaterra; exceto na que deve ser encontrada nos círculos altamente polidos de nossa metrópole.
Os holandeses parecem desejosos, geralmente, de se associar com os ingleses e, quando encontram uma pessoa disposta a fazer justiça ao seu caráter e a se conformar às suas maneiras, raramente deixam de valorizar seu conhecido e de tratá-lo com atenção distinta. Os mais bem informados são perfeitamente sensíveis às grandes melhorias feitas na colônia pelos ingleses, uma vez que tiveram posse dela; e parecem ansiosos, colocando seus filhos em nossa marinha e exército, e casando suas filhas com nossos compatriotas, para consolidar o vínculo de união que subsiste entre as duas nações. Em seu caráter doméstico, há tanta urbanidade mesclada e um desejo tão ardente de tornar a vida feliz, que os torna, em geral, companheiros agradáveis; e seus hábitos de vida, para uma pessoa com sentimentos sem preconceitos, para qualquer sistema em particular, não são desagradáveis, nem até certo ponto difíceis de serem adotados.
As mulheres do Cabo são na sua maioria bonitas e muito agradáveis em suas maneiras; e há uma liberdade de relações sexuais permitida na sociedade, o que torna sua companhia particularmente atraente. Em nenhuma parte do mundo as excursões pelos países são mais bem conduzidas do que nesta colônia. O clima, durante grande parte do ano, devido à suavidade de sua temperatura, é particularmente adaptado às festas desta descrição: e o espírito animado que caracteriza as fêmeas mais jovens não é, em nenhuma