Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/248

Wikisource, a biblioteca livre
240
CHELICUT.
mãos dos chefes rebeldes, cuja força deveria ser mais do que suficiente para repelir qualquer agressão, que estes poderiam ousar empreender.
No primeiro dia o exército do Ras marchou para Adegraat, depois para Gullimuckida, e no terceiro dia para Seraxo, um pequeno distrito pertencente a Ayto Welleda Samuel, firmemente ligado à causa dos Ras. Ali foram dadas ordens às tropas para se absterem de toda a espécie de pilhagem. Três dias depois, o exército passou por Sawa e Rivai Munnai e chegou a Gehasé, um pequeno distrito pertencente ao amigo de Pearce, Ayto Debib. Aqui, alguns dos soldados, em oposição às ordens, cometeram vários atos de hostilidade, o velho Ras ficou tão furioso que montou em seu cavalo, cavalgou até o local e foi impedido com dificuldade pelos chefes de matá-los, com suas próprias mãos, um dos que realizaram esses distúrbios.
No dia seguinte, ocorreu a expedição, que eu mencionei anteriormente, a Zewan Buré, enquanto, ao mesmo tempo, foi feito um ataque ao distrito de Shum Woldo, onde se dizia que mais de três mil bovinos foram levados em um dia, além de imensas quantidades de milho: em consequência do qual todo o acampamento exibiu, por algum tempo, um cenário contínuo de festividade e confusão. Depois de ficar uma semana neste local, o Ras cruzou a planície de Zarai para os distritos de Serawé e, em seguida, prosseguiram até as fronteiras de Hamazen; onde, em frequentes escaramuças com os Shangalla, (um povo a quem os abissínios barbaramente consideram um tipo de esporte caçá-los), o Ras perdeu quatorze homens. Diz-se que os habitantes de Hamazen têm um caráter muito distinto do resto dos abissínios e, em muitos aspectos, parecem mais ligados aos Funge, que residem no bairro de Senaar; sendo de pele escura, membros fortes, caráter violento e que lutam com espadas de dois gumes.
Naquela época, quando se iniciou o período da Quaresma, o Ras acampou perto de Adebara, em uma bela e fértil planície situada às margens do rio Mareb, que constantemente fornecia à sua mesa vários tipos de peixes. Aqui dois chefes poderosos do país, chamados Guebra Mascal e Ayto Salomon, entraram, com grande esplendor no acampamento,