Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/253

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
245
ocupado, ele ouviu um estranho grito na praia, que ele sabia ser o grito de guerra dos Bedowee e, no mesmo instante, observou cerca de duzentos Dumhoeta avançando do noroeste para a vila; conseqüentemente, imediatamente se apressou com os preparativos em terra, impressionado com a percepção que o Sr. Benzoni se alarmasse com uma ocorrência tão incomum. Ao alcançar Duroro, descobriu que o grupo que chegara, consistia de Alli Govéta, Alli Mukáin, Aysa Mahomed e outros chefes dos Dumhoeta, que, ao saber da chegada do Sr. Pearce ao local, se reuniram, segundo a prática usual, para prestar uma homenagem ao Sr. Benzoni, dançando e agitando suas lanças na frente da casa onde passara a noite. Uma reunião ocorreu entre todos e o Sr. Benzoni; após uma distribuição de roupas, tabaco e outros presentes insignificantes para os chefes, combinou que a estrada para a Abissínia estaria aberta e que os nativos deviam fornecer montarias para o transporte das mercadorias até o destino.
O Sr. Pearce, no entanto, não ficou satisfeito com esse arranjo, pois, observando Alli Manda, soube que era seu inimigo, fazia todos os dias reuniões privadas com Alli Govéta e os outros chefes, sabia que a sua malícia era intencional, e, portanto, solicitou ao Sr. Benzoni que desistisse completamente da ideia e que ele e seus assistentes fossem para Mocha, de onde (como jurara ao Ras, se estivesse vivo, retornaria), sob o comando do capitão Rudland continuaria para Massowa. Isso foi novamente rejeitado pelo Sr. Benzoni, que, tendo firmado um pacto solene com Alli Govéta e Alli Manda, sob seu juramento, pela proteção dos bens em seu país, sentiu-se seguro de que a empreitada ainda poderia ser realizada e, ao mesmo tempo em que sugeria, que o Sr. Pearce deveria refletir sobre sua coragem, este último declarou imediatamente "que sua vida estava nas mãos de Deus, mas que, se ele sobrevivesse, faria isso."
Doze camelos foram contratados, e uma montaria para o Sr. Pearce, pois a anterior havia morrido em Madir, e o Sr. Benzoni presenteou-o com cem dólares e lhe forneceu duas garrafas de conhaque, duas sacolas