Saltar para o conteúdo

Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/255

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
247
de tabaco. O perigo de sua situação tornou-se agora tão aparente que ele enviou um de seus servos de volta a Madir para se comunicar, se possível, com o Sr. Benzoni; mas, para sua grande angústia, ele descobriu que o dow havia partido da costa. Nenhuma alternativa lhe resta agora, a comitiva foi obrigada a prosseguir.
Durante os dois dias seguintes, avançaram sem serem molestados, até chegarem ao limite norte da planície salina, onde Alli Manda, já havia chegado com seus amigos, fingiu tratar a comitiva com uma atenção extraordinária trazendo duas crianças com uma quantidade de leite; que, infelizmente, provou apenas ser o prelúdio de uma segunda canalhice. No momento em que o Sr. Pearce propôs recomeçar a jornada, Alli Manda, com aparente boa natureza, consentiu e deu ordens para que os camelos fossem preparados; logo depois, o garoto, a quem ele havia dado a ordem, voltou correndo às pressas e sussurrou algo no ouvido de seu mestre; depois disso o hipócrita se levantou, aparentemente com a mais violenta paixão, e voltando-se para o Sr. Pearce com uma comovente tristeza, disse-lhe: "que todos os camelos haviam fugido": esse fato imediatamente abriu os olhos do Sr. Pearce para a farsa que Alli Manda estava tramando, e passou a manifestar uma explosão de raiva e indignação, ao ver que o outro apenas dissimulava, sentindo-se muito disposto a fechar a cena de uma só vez, atirando no malandro que, por um instante, ficou de pé envergonhado diante dele. Mas a proteção de seus subordinados novamente reprimiu seu justo ressentimento e, como não havia remédio, sentou-se friamente, fez uma espécie rústica de tenda para se proteger do sol e decidiu pacientemente respeitar o resultado das práticas nefastas de Alli Manda.
Por fim, depois de permanecerem três dias no local, durante os quais foi incessantemente incomodado pelos nativos que queriam presentes, Alli Manda retornou com a notícia de que oito dos camelos perdidos haviam sido encontrados, pedindo ao Sr. Pearce que contratasse mais quatro, sem os quais eles não seriam capazes de prosseguir. O Sr. Pearce resistiu a essa nova imposição por mais três dias, na vã esperança de evitá-la por sua perseverança, mas, finalmente, descobrindo que seu estoque de arroz estava esgotado, teve de consentir mais uma vez aos termos propostos, e conse-