Página:A voyage to Abyssinia (Salt).djvu/257

Wikisource, a biblioteca livre
CHELICUT.
249
vindo das montanhas, dois desses animais foram varridos, antes que houvesse a possibilidade de removê-los, as pessoas salvaram-se com dificuldade escalando as rochas que margeavam o riacho. Quando a fúria da torrente diminuiu, o grupo foi à procura dos camelos, um dos quais foi encontrado preso entre duas pedras e o outro emaranhado, cerca de um quilômetro e meio abaixo, entre os galhos de uma árvore, e antes que os dois pudessem ser libertados, a noite chegou e nos obrigou a deixar os fardos, que haviam sido cortados para retirar os camelos, no leito do rio.
Na manhã seguinte, depois que a água retomou seu curso natural, grande parte dos artigos foi descoberta no leito seco da torrente e, entre outros, o fardo de veludos, embora completamente ensopado, foi felizmente encontrado inteiro; mas o Sr. Pearce não se atreveu a abri-lo, por medo de que Alli Manda e seu bando vissem seu conteúdo, uma vez que deveria conter apenas enfeites de papel e gravuras destinadas à igreja do Ras. Antes que a comitiva pudesse prosseguir, porém, tornou-se necessário contratar outro camelo, um dos que havia sido carregado e, consequentemente, impedido de continuar a jornada; uma circunstância que, é claro, exigia outro saque do quase esgotado fundo do Sr. Pearce. Agora bem drenado, Alli Manda permitiu que continuassem sem mais aborrecimentos e, no dia 30, chegaram ao distrito de Hurtoo, comandado por Shum Ishmaiel.
Aqui, o Sr. Pearce sentiu-se mais uma vez em segurança e, portanto, na manhã seguinte, por volta do meio-dia, achou certo abrir o fardo de veludo, com o objetivo de secá-los. Ao ver esses artigos, Alli Manda e seu grupo ficaram quase frenéticos; e, como o Sr. Pearce aprendeu com seu intérprete, ouviram-nos dizer que, se soubessem do conteúdo daquele fardo anteriormente, nem o homem nem os bens jamais teriam passado dos limites de seu país. Às três horas, os objetos foram reembalados, o grupo seguiu adiante para uma vila, comandada por Hamood, irmão de Shum Ishmaiel.
No dia 31, durante a sua estadia neste local, um conhecido de Alli Manda se juntou à comitiva, quando este começou a