Página:Alfarrabios.djvu/180

Wikisource, a biblioteca livre

Ordenou-lhes o ouvidor que levassem aviso do acontecido a alguns amigos e pessoas de conselho, pedindo-lhes para virem à sua casa; feito o que recolheu-se a esperar que chegassem para deliberar com eles no mais consoante à difícil conjuntura em que se achava.

Entretanto o povo afluía para a casa da Câmara, onde naquele tempo se consultavam e decidiam os mais graves negócios da governação e regimento da terra; pois aí estavam os juizes e procuradores do povo, que formavam o Senado da cidade.

Isto sucedia naquele bom tempo de governo absoluto, em que havia franqueza e lisura. Agora, que se diz por aí vivermos em regime constitucional, ainda se ajuntam no mesmo sítio, onde era a antiga vereança, os que se inculcam de representantes da nação; mas já nas suas horas de aflição, nos seus dias inquietos, o povo não aflui mais para ali, pois tem os mais olhos voltados para São Cristóvão.

Ao rebate que ia pela cidade acudiu logo o juiz do povo, João Batista Jordão; como presidente que era da Câmara, convocou todos os oficiais dela, e bem assim os homens bons e o povo, para em vereação avisar-se sem perda de tempo sobre o