Saltar para o conteúdo

Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/122

Wikisource, a biblioteca livre

118
COLLECÇÃO ANTONIO MARIA PEREIRA

plosivo conjugal, que lhe estrondeava ao lado, em nada interrompia o seu imperturbavel bem-estar. Aquella serenidade não o abandonava jamais. De resto, os negocios marchavam. A tenda estava bem atreguezada. No joguinho nocturno com o visinho Remigio, a vintem a partida, tambem ganhava quasi sempre, mercê das distracções do outro, grande discursador em materias de socialismo. Que mais queria elle para achar a vida encantadora?

Podia a boa da D. Placida esbofar-se a chamar-lhe Não te rales, Paz d'alma, Papa-moscas, D. Pachorra, Aqui me planto, e outros apellidos que ella inventava consoantes ao caso. Aquillo para elle era chuva de maio. O homem não saia por cousa nenhuma da sua asual placidez.

D. Placida Porciuncula Gonçalves era de uma psychologia muito mais complicada. Notavam-se-lhe contrastes interessantes. Dotada de nutrição excessiva e de uma saude á prova de fogo, tinha todavia a irascibilidade doentia dos magros, dos seccos, dos biliosos. Loquaz por sete cotovelos, não podia soffrer gente faladora.

Era avarenta por indole tacanha e por calculo. E, não obstante, cada estação havia de