Saltar para o conteúdo

Página:Alice Pestana (Caiel) - Retalhos de verdade (1908).pdf/28

Wikisource, a biblioteca livre

24
Collecção Antonio Maria Pereira

 

correncia ao homem trabalhando para ganha a vida. Perdia em consideração o que ganhava n'uns mesquinhos cobres. Ainda a sociedade portugueza não estava preparada para esse estado de cousas.

— Elle tambem era, até certo ponto, feminista. Mas desde que queria viver no seu paiz, tinha que sujeitar-se ás imposições d'esta sociedade. Haveria homens que supportassem o ridiculo; eile, não.

A Chica ouvira impassivel aquella catilinaria com os olhos cravados firmemente no chão. Quando o marido parou para tomar folgo, ella interpoz com decisão — E não seria muito mais indecoroso amontoar dividas sem possibilidade imaginavel de pagal-as? Sempre lhe tinham parecido os maiores responsaveis do atraso de uma sociedade os que por fraqueza se submettiam ao dictame de idéas tão erradas, tão completamente absurdas. Se o ganhar dinheiro era honra e dignidade para o homem, como deixaria de o ser, nas mesmas circumstancias, para a mulher?

O Antonio decretou que a Chica estava dizendo desvarios. Ainda não estava Portugal maduro para philosophias feministas. Tinham que ver o paiz tal como elle estava, não com