Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/352

Wikisource, a biblioteca livre

sacerdocio; tal qual como as innumeras misses que na minha vida tenho encontrado pelo mundo, jogando o tennys ou subindo montanhas, dançando ou lendo ingenuas novellas, montando a cavallo ou trabalhando, com o mesmo chapelinho cannotier ou boina de exploradoras, o mesmo cinto, os mesmos yesses. Confesso-te que pensando em ti talqualmente, um certo frio de douche aplacava os meus enthusiasmos paternaes.

— «Repara que me insultas, papá, nos meus fóros de inglêsa, que exactamente tem usado todos esses horrores — reprehendeu fingindo-se indignada.

João ria francamente da descripção caricatural, e a propria Viscondessa franzira os labios n’um meio sorriso.

Vendo-se applaudido, Pedro d’Avellar excedia-se a si mesmo em graça esfusiante, tendo, como muita gente de espirito, a inferioridade de o querer ter sempre, fazendo d’isso a sua obrigação social.

— «Ora tu não passas de uma inglêsa falsificada. Soubeste tirar da tua ascendencia britannica todas as vantagens e despresaste os ridiculos...

— «Obrigada pelo comprimento, papásinho!

— «Não tinha reparado que o era, e não quero que por isso te enchas de vaidade, aliás teria que me haver com a indignação de teu marido...

— «Oh! ella é incapaz de ter mais... — troçou João.

— «Então não me desacredita este homem!... deixa estar que te heide castigar!