Página:Ambições (Ana de Castro Osório, 1903).pdf/75

Wikisource, a biblioteca livre

que julguei perigoso todo e qualquer abalo. Ver repentinamente o filho que ficava quando a outra lhe fugia para sempre, era exacerbar a dôr. A Natureza tem em si mesma o unico calmante para as grandes maguas, o tempo. A vida, meu caro, tem-me ensinado estas coisas. Quando o soffrimento é sincero, a propria distracção o irrita e faz maior.

— «Ah, mas o que eu soffri sósinho quando o soube! O que eu curti só, longe dos meus, sem um amigo que bastante o fosse para soffrer commigo!... Sem uma pessôa que ao menos me lamentasse na linguagem que o meu coração melhor podia entender n’uma situação d’aquellas, a minha! Ah meu amigo, que eu não sei como não enlouqueci!...

— «Pois sim, lá soffrias o mesmo, ou talvez mais, mas não tinhas a brutalidade d’estas scenas mortuarias que forçam a dôr até á revolta. Elles cá ir-se-hiam habituando... que a resignação é habito, filho.

— «Sim, convenço-me que fez bem, mas o que me tresvaría é a desconfiança de que elles a matassem!

— «Mas com que fim? Não era o interesse do Emygdio casar com tua irmã?

— «Seria o d’elle, mas não era o da Candida.

— «Hum!... — rosnou o doutor estendendo os beiços incredulo. — Convences-te de que tua prima quizesse o Vilhegas emquanto te visse solteiro?

— «O que podia ella esperar de mim, que nunca a cortejei?

— «As mulheres, quando são bellas e ambiciosas