Página:Anathomia, a Mais Correcta.pdf/21

Wikisource, a biblioteca livre

Na parte posterior se nota superiormente huma cavidade, ou depressão, denominada nuca; e nas partes lateraes se notão inferiorm.te duas sensiveis cavidades denominadas supraclaviculares.


Que se entende por tronco, em quantas partes se
devide, e como se denominão as suas
differentes regioens?

O tronco hé a parte mais volumoza do sugeito, comprehendida entre a parte inferior do pescosso, e as quatro extremidades.

Ele se devide em quatro faces, que são anterior, posterior, e lateraes. A face anterior se devide em superior denominada peito, a qual se limita superiormente pelas claviculas, e inferiorm.te pela cartilagem xifoydea, ou espinhela, e pelas costelas espurias, e em inferior denominada abdomen, que se comprehende entre o fim da precendente, e as virilhas.

Na região do peito se notão superiormente as regioens claviculares, que são commũas ás extemidades superiores; as mamarias, ou serobiculus cordis, ou ante cardium; cujas circumferencias se denominão precordia, e a região da espinhela.

O ventre, ou abdomen se devide em tres regioens, a saber superior epigastrica; mediana umbelical, e inferior hipogastrica, á qual se segue inferiormente a região do pubiz; as partes untuozas, as regioens unguinaes, ou verilhas; o perineo, e hum pouco posteriorm.te a região do anus.

A parte posterior do tronco se devide em 3 regioens; a 1.ª corresponde ao peito e se denomina região dorsal; a 2.ª corresponde ao ventre, e se denomina região lombar; a 3.ª que lhe fica inferior se denomina região sacra; a qual tem aos seus lados as regioens ischiaticas, ou das cadeiras, e ultimamente as regioens gluteas, ou nadegas, que são commũas ao tronco, e ás extremidades inferiores.