Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/11

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


SENHOR,


Nobiliary Brazilian Archive - P as an initial.jpg

ermitta Vossa Alteza Imperial que, ao dedicar este modesto trabalho

— ARCHIVO NOBILIARCHICO BRASILEIRO — sobre os titulares do 1º e 2º Reinados, nos sirvamos dos grandes feitos dos homens do passado, de um passado que ainda não vae longe, em que o nosso Paiz foi governado pelos gloriosos antepassados de Vossa Alteza Imperial, para com elles exemplificarmos as virtudes dos homens que fizeram a grandeza de nossa Patria querida, servindo-a com essa dedicação tenaz e integra, que, infelizmente, tende a dissolver-se, no turbilhão demolidor dos ideaes modernos.

Oxalá possa este trabalho, a que votamos boa dóse de paciencia e a mais escrupulosa imparcialidade e verdade, servir de estimulo áquelles cuja fibra ainda é robustecida pela virilidade hereditaria, e tambem aos que, de ascendencia mais modesta, anceiam galgar a culminancia dos grandes.

E á mocidade de nossa Patria, exhortaremos a que continue a ser digna das gerações passadas, cuja grandeza moral rivalisou com as mais pujantes do universo.

O Brasil foi grande pelos seus homens: esforcemo-nos para que o seja sempre.

Aos moços cumpre, portanto, continuar com o ardor de seus corações juvenis, ainda virgens do virus da épocha, a laboriosa construcção de uma