Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/129

Wikisource, a biblioteca livre

Casou em 6 de Janeiro de 1833 com D. Anna Luiza Carneiro Vianna, nascida em 30 de Desembro de 1816 e fallecida no Rio de Janeiro em 23 de Março de 1874. Era filha do Conselheiro Paulo Fernandes Vianna e de sua mulher D. Luiza Rosa Carneiro da Costa, que era filha de Braz Carneiro Leão e de sua mulher D. Anna Francisca Maciel da Costa, Baroneza de S. Salvador de Campos.

Eram paes da Baroneza de Ururahy, D. Anna Francisca de Loreto. Reconhecido cadete aos 5 annos de idade, no 1º Regimento de Infantaria da Côrte, cursou com brilhantismo a Real Academia Militar em 1823.

Ainda Tenente, foi fazer a Campanha da Bahia e, desde esta data, a sua gloriosa espada esteve sempre em defeza da Patria. Em 1835, occorrendo a revolução do Rio Grande do Sul, que durou 10 annos, foi o então Barão de Caxias o pacificador desta terrivel lucta. Em 1840 pacifica o Maranhão; em 1842, depois de alguns combates, suffocou o rebellião nas Provincias de S. Paulo e Minas Geraes, derrotando os rebeldes em Santa Luzia a 20 de Agosto de 1842. Em 1851, declarada a guerra entre o Brasil e o dictador Rosas, foi ainda o Conde de Caxias que, á frente de 18.000 brasileiros, em Setembro desse anno, entrou no Territorio Oriental e, a 18 de Outubro, Oribe rendia-se com todo o seu Exercito. Fez toda a Campanha do Paraguay e, como Commandante em chefe das forças brasileiras, levou de vencida os Paraguayos successivamente nas Batalhas de Tuyuty, Humaytá, Uruguayana, etc, até a entrada triumphal em Assumpção, em 5 de Janeiro de 1869.

Foi Marechal do Exercito Brasileiro, Senador pela Provincia do Rio Grande do Sul, em 1845, Conselheiro de Estado em 1870; era Grande do Imperio, Adjudante de Campo de S. M. o Imperador. Foi Ministro da Guerra no 12º Gabinete de 1853, Presidente do Conselho em 1856, 1861 e 1875, gerindo sempre a Pasta da Guerra.

Era Grã-Cruz da I. Ordem do Cruzeiro, da I. Ordem de D. Pedro I (unica pessoa que possuio a Grã-Cruz desta Ordem, reservada sómente aos Principes de sangue), da I. Ordem de S. Bento de Aviz, Grã-Cruz effectivo da I. Ordem da Rosa, da Ordem de N. S. da Conceição de Villa Viçosa de Portugal, etc.

Tinha as seguintes medalhas: Medalha Oval da Independencia da Bahia com passador de oiro, a Commemorativa da rendição de Uruguayana, a do Exercito Oriental do Uruguay, a de oiro de Merito e Bravura Militar e a da Campanha do Paraguay, com passador de oiro.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo partido em seis quarteis: no primeiro as armas dos Silvas, — de prata, um leão de purpura, rompente, armado de azul; ne segundo de oiro, cinco estrellas de góles, com cinco pontas, póstas em aspa; no terceiro as armas dos Limas, — de oiro, quatro palas de góles; no quarto, de azul, cinco flôres de liz de oiro, póstas em aspa; no quinto, de prata, uma pereira de